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metadata.dc.type: TCC
Title: Atividades lúdicas na educação infantil: uma proposta pedagógica possível
metadata.dc.creator: Xavier, Eugenia Priscila Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Andréa Dutra
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado “Atividades lúdicas na Educação Infantil: uma proposta pedagógica possível” é o resultado da discussão feita a partir de uma pesquisa que foi desenvolvida através do Programa de Licenciaturas (PROLICEN/UFPB), durante os anos de 2012 e 2013 na Escola de Educação Básica do Centro de Educação da UFPB. Através dos estudos em torno da Educação Infantil e utilizando uma perspectiva que atendesse as necessidades da criança pequena na escola traçamos como objetivo geral analisar como as atividades lúdicas estão sendo utilizadas pelos educadores na Educação Infantil para favorecer os processos de desenvolvimento e de aprendizagem da criança pequena na escola. Como objetivos específicos nos propusemos a identificar as contribuições da brincadeira como ação pedagógica lúdica no desenvolvimento integral da criança pequena; avaliar o empenhamento do docente nas ações educativas desenvolvidas, e elencar as dificuldades encontradas pelos professores da educação infantil em utilizar a brincadeira como meio de favorecer o desenvolvimento integral da criança pequena. Nesse sentido, a pesquisa visou responder à seguinte questão: Como as atividades lúdicas estão sendo utilizadas pelos educadores na Educação Infantil? Com a finalidade de responder nossa questão de pesquisa e atingir os objetivos propostos, nos pautamos na análise documental nacional como a Constituição Federal (CF/1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI/1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2010); Conselho Nacional de Educação (CNE, 2009), assim como a contribuição teórica de alguns autores como Conh (2005); Friedmann (2005); Kishimoto (1994); Luckesi (1998); Oliveira (2011); Piaget (1978); Kramer (2005); Vygotsky (1998); dentre outros. A pesquisa realizada foi de natureza etnográfica e de participação, nos permitindo uma vivência direta na realidade da pesquisa. Após a análise dos dados evidenciamos que, não há como pensar em criança e não lembrar de jogos, brinquedos e brincadeiras, por isso, também não se pode falar em uma escola que favoreça o desenvolvimento e o aprendizado da criança, sem relacionar esses aspectos à brincadeira, a uma prática pedagógica que objetive o aprender brincando. Embora tenhamos encontrado professores que não utilizem a brincadeira em suas aulas, através dessa pesquisa, pudemos trazer uma ampla reflexão da produção de práticas educativas em prol da melhoria da educação básica através do lúdico. Neste sentido, a ludicidade é utilizada como instrumento de ação pedagógica contribuindo tanto para a eficácia na prática do educador quanto para o favorecimento da aprendizagem significativa.
Abstract: The entitled job “Playful activities in Children Education: a possible pedagogic proposal” is the result of the discussion done from a research which was developed by the Licenciature Program (PROLICEN/UFPB), during the years of 2012 and 2013 in the Basic Education School from the Education Center at UFPB. Throughout the studies around Children Education and using a perspective that atended the children necessities at school, we traced as a general objective to analyse how the playful activities are being used by the teachers in Children Education to favor the development and learning processes of the children at school. As specific obejectives we proposed ourselves to indentify the joke contributions as playful pedagogic action in the children integral development; evaluate the teacher commitment in the educative actions developed, and also list the difficulties found by the chindren education teachers in using the joke as a way to support the children integral development. By this sense, the research was target to answer the following question: how are the playful acitivies being used by the Chindren Education teachers? With the purpose on answer our question and achieve the objective proposed, we pauted ourselves in the nacional documental analisys, such as the Federal Constitution (CF/1988); Teens and Children Status (ECA/1990); Basis and Guidelines Laws of the National Education (LDBEN/1996); Nacional Curricular Referential to the Children Education (RCNEI/1998); National Guideline Curriculum to the Children Education (DCNEI/2010); National Education Departament (CNE, 2009), theoric authors contribution as Conh (2005); Friedmann (2005); Kishimoto (1994); Luckesi (1998); Oliveira (2011); Piaget (1978); Kramer (2005); Vygostsky (1998); and others. The research was done with an ethnographic and participation nature, allowing us a direct experience in the research reality. After the data analysis, we evidenced that we can’t think about children without remembering the games, toys and jokes, that’s why it can’t speak about a school which favors the children development and learning, without relate these aspects with the games and jokes, to a pedagogic practice in which objective the learn, playing. Although we have found teachers who do not use the games in their classes, with this research, we could bring a big reflection about the practice educative productions in favor to the basic education by the playful. In this way, the playfulness is used as an instrument of pedagogic action, contributing either to the teacher practice effectiveness or to the favoritism to the meaningful learning.
Keywords: Educação infantil
Prática pedagógica
Jogos - brincadeiras
Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4192
Issue Date: 22-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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