Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gilcilene Campos da-
dc.date.accessioned2018-05-15T10:47:46Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-15T10:47:46Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4198-
dc.description.abstractThis academic work has as theme the evaluation of the early childhood education, emphasizing the educational reality of a school in the municipal system of Livramento-PB - PB. You can tell that the evaluation serves to monitor student learning that, for different reasons, found barriers to learn certain contents. Thus, was used exploratory and qualitative research and a literature search. The data collection instrument was a questionnaire with 8 (eight) open questions applied to 4 (four) teachers who work in early childhood education with children of 4 and 5 years, in exception to one of the teachers who act as educational coordinator in early childhood education with an applied another open questionnaire of 5 (five) questions. In order to answer the following question: How does the evaluation process with children four to five years in public school kindergarten in the city of Livramento-PB - PB? So the objective sought to investigate the evaluation process in the teaching optics for children aged four to five years of pre-school. After the stage of data collection phase, we proceeded to the stage of analysis and tabulation of results culminating with the preparation of the monographic report of the survey. With all the data obtained in this study, we can conclude that assess a child requires respect for their limits, their age, their conditions to perform certain activities. Therefore, in the assessment of children in the school of early child hood education, it is very important that the teacher has knowledge of how the growth and the development in the first and second childhood.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T10:47:46Z No. of bitstreams: 1 GCS06022015.pdf: 515681 bytes, checksum: 95219382da7624cadd2df1d1ff218b65 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T10:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GCS06022015.pdf: 515681 bytes, checksum: 95219382da7624cadd2df1d1ff218b65 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAvaliação na ótica docente: de uma escola pública de educação infantil do município de Livramento-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Sabrina Grisi Pinho de-
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico tem como temática a Avaliação na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal da cidade de livramento PB. É possível dizer que a avaliação serve para acompanhar a aprendizagem do aluno que, por razões distintas, encontrou barreiras para aprender determinados conteúdos. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coletas de dados a elaboração de um questionário com 8 (oito) questões abertas destinadas a 04 (quatro) professores que atuam na Educação Infantil com (crianças entre 4 e 5 anos), em exceção a um destes professores que atua como coordenadora pedagógica na educação infantil com um questionário aberto de 5 (cinco) questões. Com o intuito de responder a seguinte questão: Como se dá o processo avaliativo com crianças de quatro a cinco anos em escola pública de educação infantil do município de Livramento PB? Então como objetivo buscou investigar o processo avaliativo na ótica docente para crianças de quatro a cinco anos da pré-escola. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos culminando com a elaboração do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode- se concluir que avaliar uma criança requer respeito por seus limites, sua idade, suas condições para realizar determinadas atividades. Portanto no processo de avaliação das crianças, na escola de educação infantil, é muito importante que o professor tenha conhecimentos sobre como ocorrem o crescimento e o desenvolvimento na primeira e na segunda infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCS06022015.pdf503,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.