Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/420
metadata.dc.type: TCC
Title: Usando calculadora no ensino da matemática: um estudo de caso em Taperoá - PB .
metadata.dc.creator: Farias, Maria Solange Alves.
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as principais concepções que os estudantes evidenciam sobre o uso da calculadora em atividades matemáticas no ambiente escolar. Para isso nos baseamos em alguns teóricos como Assis et al (2011), Rêgo (2010), Van de Walle (2009), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil (1997; 1998). A pesquisa foi desenvolvida com 15 discentes de 7º ano de uma escola pública do município de Taperoá, Paraíba entre os meses de setembro e outubro do correte ano. A metodologia do estudo foi caracterizada como um estudo descritivo do tipo pesquisa ação. Para isso adotamos como principais instrumentos de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos discentes das escolas observadas e, um diário de campo onde registramos todos os momentos da observação. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à temática do uso da calculadora do ambiente escolar inicialmente era de preconceito com o instrumento que a medida que foi quebrada a medida que implantamos as atividades matemáticas. Ao final os alunos evidenciaram uma concepção satisfatória tendo em vista a aprovação de 100% dos pesquisados. A pesquisa também evidenciou muitos problemas com relação as operações básicas apresentadas pelos discentes, bem como concepções tradicionais do uso do instrumento aplicado pelos professores, fato este que merece atenção da comunidade educativa deste município.
Abstract: This study aimed to analyze key concepts that students highlight about using the calculator in mathematical activities in the school environment. For this we rely on some theoretical as Assis et al (2011), Rêgo (2010), Van de Walle (2009), among other authors, and official documents: Brazil (1997, 1998). The research was conducted with 15 students in 7th grade at a public school in the municipality of Taperoá, Paraíba between the months of September and October correte year. The study methodology was characterized as a descriptive study action research. For this we adopted as the main instruments of research a semi-structured questionnaire applied to students of schools and observed, a diary where we recorded all times of the field study. As a result we have that the main conceptions of students regarding the issue of the use of calculator in the school environment was initially prejudice to the instrument that was as broken as we deployed the mathematical activities. At the end the students showed satisfactory design with a view to approval of 100% of respondents. The survey also revealed many problems with the basic operations presented by students as well as traditional conceptions of the use of the instrument applied by professionals, a fact that deserves attention educational community of this city.
Keywords: Ensino e aprendizagem da matemática
Uso da calculadora
Métodos matemáticos
Using the calculator
Mathematical methods
Teaching and learning mathematics
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/420
Issue Date: 5-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSADF05092013.pdf775,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.