Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4207
metadata.dc.type: TCC
Title: O desafio do uso de jogos no ensino de matemática na educação infantil
metadata.dc.creator: Lacerda, Carlos Wilson Pimentel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Rosemary Evaristo
metadata.dc.description.resumo: O uso de jogos voltados para o ensino tem-se demonstrado um grande desafio para os professores. A pluralidade de jogos, em especial, para o ensino de matemática e a complexidade de alinhar estes à singularidade da educação infantil é complexamente compreendido pelos professores que, advindos de uma formação acadêmica precária para este eixo, demonstram insatisfação quanto aos resultados do uso desses recursos. Daí a pesquisa voltada para a temática do uso de recursos didáticos para o ensino de matemática. Com o objetivo de investigar como se dá o uso dos jogos voltados para a matemática e o desafio que o professor enfrenta para a sua implementação no cotidiano escolar, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho empírico, através de entrevista, com duas professoras da educação infantil de uma escola municipal da cidade de Limoeiro, com intuito de analisar quais as reais dificuldades da implementação dos jogos voltados para a matemática e quais jogos esses profissionais predominantemente utilizam. Com o resultado dessa investigação constatou-se que as professoras da educação infantil não potencializam o uso desses recursos na prática pedagógica, criando evidentes lacunas e superficialidades quanto ao uso. Também, apresentam um conhecimento muito restrito em relação à quantidade e às possibilidades de vários jogos, como também a necessidade de aglutinar outras áreas de conhecimento para que vivencie o uso dos jogos matemáticos de uma forma interdisciplinar. Como a matemática está em diversas situações da vida diária, agregar a matemática ao lúdico na educação infantil é potencializar as atividades pedagógicas de forma que se torne prazeroso o ensino de matemática – o que deveria ser feito durante a formação inicial dos profissionais da educação infantil.
Abstract: Using devoted to the teaching games has shown a great challenge for teachers. The plurality of games, in particular for the teaching of mathematics and the complexity of aligning these to the uniqueness of early childhood education is intricately understood by teachers, coming from a precarious academic background to this axis, showed dissatisfaction regarding the use of these resources results. Hence the research focused on the theme of the use of educational resources for the teaching of mathematics. In order to investigate how the use of focused games for mathematics and the challenge that the teacher faces for its implementation in everyday school life, a qualitative study of empirical nature was conducted through interviews with two teachers of early childhood education of a municipal school in Lemon Tree, aiming to analyze what the real difficulties facing the implementation of games for math and what these professional gaming predominantly use. The result of this research is that the teachers of early childhood education not potentiate the use of these resources in pedagogical practice, creating shortcomings and obvious platitudes about the use. Also, have a very limited knowledge on the amount and the possibilities of various games, as well as the need to bring together other knowledge areas to experience the use of mathematical games in an interdisciplinary way. How mathematics is in many situations of daily life, add to the playful mathematics in early childhood education is to improve the educational activities so that it becomes pleasurable mathematics education - what should be done during the initial training of early childhood professionals.
Keywords: Jogos Matemáticos
Educação infantil
Prática docente
Mathematical games
Early childhood education
Teaching practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4207
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CWPL06022015.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.