Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4212
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico como ferramenta de aprendizagem
metadata.dc.creator: Custódio Neto, Bazílio
metadata.dc.contributor.advisor1: Grillo, Jussara Cristina da Cunha
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa de campo do tipo participante realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Otacílio Tomé, através da aplicação de um questionário com as turmas da pré-escola, no qual foi analisado como o trabalho lúdico pode influenciar a aprendizagem das crianças envolvidas no processo de ensino/aprendizagem. O nosso trabalho tem como objetivo geral analisar o trabalho lúdico como processo de interação e ensino tendo em vista a cognição da criança de quatro a cinco anos de idade. Discutimos alguns conceitos teóricos de autores como: Brougère, Friedmann, Moyles, Piaget e Vigotsky para que a pesquisa tenha um caráter cientifico, já que ambos os autores citados possuem um amplo conhecimento sobre o trabalho lúdico no desenvolvimento da criança. Dessa forma foram observadas aulas teóricas e práticas para o desenvolvimento da pesquisa a fim de obter resultados expressivos para a conclusão deste trabalho. Nas ações investigativas realizadas foi constatado que através das aulas práticas, onde são envolvidos jogos e brinquedos, as crianças se tornam mais participativas e envolvidas. Tal envolvimento não acontece com freqüência nas aulas tradicionais, onde são passadas pequenas tarefas com pinturas ou a escrita de letras e pequenas palavras. Os achados do estudo levam a crer que nesta faixa etária o professor precisa trabalhar com mais cuidado as atividades que chamam a atenção das crianças envolvidas, já que as mesmas estão iniciando a vida estudantil e precisam ver com bons olhos o ambiente da sala de aula. Nesse contexto é recomendável que os professores se adaptem a realidade da sala de aula, especialmente nos dia atuais, pois o mundo está repleto de coisas novas e estimulantes que precisam ser explorados por todos nós que fazemos parte do sistema educacional. Ao fim da pesquisa classificamos o trabalho como satisfatório já que os resultados alcançados foram condizentes com as expectativas, pois futuramente podemos nos aprofundar melhor nesse campo de estudos.
Abstract: This work consists of a participant type field research conducted at the Municipal School of Child Education and Primary Otacílio Thomas, by applying a questionnaire with the pre-school classes, which was analyzed as the playful work can influence learning of the children involved in the teaching / learning process. Our work has as main objective to analyze the playful work as a process of interaction and education with a view to cognition of four children five years of age. We discuss some theoretical concepts of authors such as: Brougère, Friedmann, Moyles, Piaget and Vygotsky for research to have a scientific character, since both cited authors have a broad knowledge of the playful work in child development. Thus theoretical and practical classes were observed for the development of research in order to obtain significant results to complete this work. In the investigative actions carried out it was found that through the practical classes, where they are involved games and toys, children become more participative and involved. Such involvement does not happen often in traditional classes, which are passed small tasks with paintings or writing letters and small words. The study findings suggest that this age group the teacher needs to work more closely the activities that draw attention of the children involved, since they are starting to student life and need to look favorably the classroom environment. In this context it is recommended that teachers adapt to the reality of the classroom, especially in the current day, for the world is full of new and exciting things that need to be explored by all of us who are part of the educational system. At the end of the survey classify the work as satisfactory as the results were consistent with expectations, because the future we can deepen better this field of study.
Keywords: Aprendizagem
Criança
Ensino
Escola
Ludicidade
Learning
Child
Education
School
Playfulness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4212
Issue Date: 13-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCN06022015.pdf566,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.