Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Avany Lisboa da-
dc.date.accessioned2018-05-15T12:23:14Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-15T12:23:14Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4215-
dc.description.abstractLa enseñanza del lenguaje matemático en la educación infantil es el foco de este estudio tiene como objetivo identificar una mirada diferente para el aprendizaje de las disciplinas más rechazadas por los estudiantes En este trabajo se pretende analizar cómo se ha desarrollado la práctica pedagógica de los docentes en el ejercicio de la docencia en matemáticas en la educación infantil, como se ha remitido La investigación bibliográfica se basó en teóricos, como Silva (2012), Bezerra y Oliveira (2012), Lorenzato (2008), Marconi y Lakatos (2009 y 2011), Ariès (2006), Freitas (2009), Kramer et all (2008 ), Cerquetti-Aberkane y Berdonneau (1997), y el Currículo de Referencia para la Educación Preescolar, los PCN, artículos científicos y otras fuentes de referencia. La investigación de campo, enfoque exploratorio, cualitativo, participaron seis (06) maestros de guarderías públicas en la ciudad de la Alhandra - PB. Los datos se recogieron a través de un cuestionario preparado con preguntas abiertas de acuerdo con los objetivos del estudio. La obra se concluyó con las observaciones finales teniendo como entendimiento que una práctica pedagógica dinámica y lúdica que respete las particularidades y sea significativo para los niños, favorecerá el aprendizaje y despertará el gusto por las matemáticas ya en las clases de la educación de primer infancia y se apunta que las actividades desarolladas en el espacio de la guardería estudiado en favor del aprendizaje y el gusto por las matemáticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T12:23:14Z No. of bitstreams: 1 ALS06022015.pdf: 756983 bytes, checksum: 92a542020f799af75ea6692f25cd376f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T12:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALS06022015.pdf: 756983 bytes, checksum: 92a542020f799af75ea6692f25cd376f (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.titleA matemática e a educação: a linguagem dos números no universo infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Karla Lucena de-
dc.description.resumoO ensino da linguagem matemática na educação infantil é o foco desse estudo que pretende identificar um olhar diferente para a aprendizagem de uma das disciplinas mais recusadas por estudantes. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como vem sendo desenvolvida a prática pedagógica dos docentes no exercício do ensino da matemática na educação infantil. A pesquisa bibliográfica teve base em teóricos, como Silva (2012), Bezerra e Oliveira (2012), Lorenzato (2008), Marconi e Lakatos (2009 e 2011), Ariès (2006), Freitas (2009), Kramer et all (2008), Cerquetti-Aberkane e Berdonneau (1997), além do Referencial Curricular para a Educação Infantil, os PCNs, artigos científicos entre outras fontes de consulta. A pesquisa de campo, de cunho exploratório, de abordagem qualitativa, envolveu seis (06) docentes da creche da rede pública do município de Alhandra - PB. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado com questões abertas de acordo com os objetivos do estudo. Conclui-se o trabalho com as considerações finais tendo como entendimento que uma prática pedagógica dinâmica e lúdica, que respeite as particularidades e seja significativa para as crianças, vai favorecer a aprendizagem e aponta-se que as atividades desenvolvidas no espaço da creche estudada favorecem em parte a aprendizagem e o gosto pela matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALS06022015.pdf739,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.