Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4215
Tipo: TCC
Título: A matemática e a educação: a linguagem dos números no universo infantil
Autor(es): Silva, Avany Lisboa da
Primeiro Orientador: Souza, Karla Lucena de
Resumo: O ensino da linguagem matemática na educação infantil é o foco desse estudo que pretende identificar um olhar diferente para a aprendizagem de uma das disciplinas mais recusadas por estudantes. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como vem sendo desenvolvida a prática pedagógica dos docentes no exercício do ensino da matemática na educação infantil. A pesquisa bibliográfica teve base em teóricos, como Silva (2012), Bezerra e Oliveira (2012), Lorenzato (2008), Marconi e Lakatos (2009 e 2011), Ariès (2006), Freitas (2009), Kramer et all (2008), Cerquetti-Aberkane e Berdonneau (1997), além do Referencial Curricular para a Educação Infantil, os PCNs, artigos científicos entre outras fontes de consulta. A pesquisa de campo, de cunho exploratório, de abordagem qualitativa, envolveu seis (06) docentes da creche da rede pública do município de Alhandra - PB. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado com questões abertas de acordo com os objetivos do estudo. Conclui-se o trabalho com as considerações finais tendo como entendimento que uma prática pedagógica dinâmica e lúdica, que respeite as particularidades e seja significativa para as crianças, vai favorecer a aprendizagem e aponta-se que as atividades desenvolvidas no espaço da creche estudada favorecem em parte a aprendizagem e o gosto pela matemática.
Abstract: La enseñanza del lenguaje matemático en la educación infantil es el foco de este estudio tiene como objetivo identificar una mirada diferente para el aprendizaje de las disciplinas más rechazadas por los estudiantes En este trabajo se pretende analizar cómo se ha desarrollado la práctica pedagógica de los docentes en el ejercicio de la docencia en matemáticas en la educación infantil, como se ha remitido La investigación bibliográfica se basó en teóricos, como Silva (2012), Bezerra y Oliveira (2012), Lorenzato (2008), Marconi y Lakatos (2009 y 2011), Ariès (2006), Freitas (2009), Kramer et all (2008 ), Cerquetti-Aberkane y Berdonneau (1997), y el Currículo de Referencia para la Educación Preescolar, los PCN, artículos científicos y otras fuentes de referencia. La investigación de campo, enfoque exploratorio, cualitativo, participaron seis (06) maestros de guarderías públicas en la ciudad de la Alhandra - PB. Los datos se recogieron a través de un cuestionario preparado con preguntas abiertas de acuerdo con los objetivos del estudio. La obra se concluyó con las observaciones finales teniendo como entendimiento que una práctica pedagógica dinámica y lúdica que respete las particularidades y sea significativo para los niños, favorecerá el aprendizaje y despertará el gusto por las matemáticas ya en las clases de la educación de primer infancia y se apunta que las actividades desarolladas en el espacio de la guardería estudiado en favor del aprendizaje y el gusto por las matemáticas.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino - aprendizagem
Ensino - matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4215
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALS06022015.pdf739,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.