Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Ana Carolina Cavalcante-
dc.date.accessioned2018-05-15T12:31:44Z-
dc.date.available2014-10-20-
dc.date.available2018-05-15T12:31:44Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4217-
dc.description.abstractThis research paper presents the main , objective analyzes the role of teacher ante literacy for youth and adults today. Brazilian education is entirely marked by inequalities which compromises the exercise effectively. However , the Youth and Adult Education has significant importance for society and the individual . Therefore , it is necessary that educational organizations become aware going to address the Youth and Adult Education with serious commitment and respect , not only this modality , but also education as a whole. Believed to be the bearer of teacher knowledge about those realities which students need and also carry a human spirituality to work with and very dynamic interpersonal relationships and other courses that may attract students to feel safe and interested and motivated to remain in the classroom . This does not happen when it comes to analyzing the EJA . Students who attend adult education , are often treated differently by a society. That company that charges the eradication of illiteracy in our country often devalues the young or adults who want to go back to school , distinguishing them from other students who attend other learning modalities . Such students often viewed as " school failure " are not respected as they should , mainly for their lifetime and their economic and social conditions . This ends without any doubt , devaluing the individual potential of each.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T12:31:44Z No. of bitstreams: 1 ACCC20102014.pdf: 636049 bytes, checksum: 3c84f643749e01cf95600c275ad1f99f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T12:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACCC20102014.pdf: 636049 bytes, checksum: 3c84f643749e01cf95600c275ad1f99f (MD5) Previous issue date: 2014-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO educador/alfabetizador de jovens e adultos: papel social e formação necessáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Laura Maria de Farias-
dc.description.resumoEsse trabalho de pesquisa apresenta como objetivo principal, analisar o papel do professor ante a alfabetização de jovens e adultos na atualidade. A educação brasileira é inteiramente marcada por desigualdades que comprometem o seu exercício de forma eficaz. Entretanto, a Educação de Jovens e Adultos tem importância significativa para a sociedade e para o indivíduo que não conseguiu ser alfabetizado na idade certa independente do real motivo desse acontecimento. Nesse sentido, torna-se necessário que organizações de ensino tomem consciência da importância dessa modalidade passando a trata-lá com respeito e seriedade. Não podemos pensar no professor como mero detentor do conhecimento a ser transferido, mas, também como agente consciente do desafio que esta a enfrentar, proporcionando aos alunos desta modalidade, aulas dinâmicas nas quais discuta não apenas conteúdos escolares,mas relações interpessoais, atraindo-os ao espaço escolar fazendo com que eles se sintam protagonistas do processo educativo.Os alunos que frequentam a EJA, muitas vezes são tratados pela sociedade de uma forma diferenciada. Essa sociedade que cobra a erradicação do analfabetismo em nosso país, muitas vezes desvaloriza o jovem ou adulto que quer voltar a estudar, diferenciando-os dos outros estudantes que cursam outras modalidades de ensino. Tais alunos, frequentemente vistos como ―fracasso escolar‖, não são respeitados como deveriam, principalmente pelo seu tempo de vida e por suas condições econômicas e sociais. Isso acaba, sem dúvida alguma, desvalorizando o potencial individual de cada um.O Programa Brasil Alfabetizado surge então como tentativa de mudar essa situação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACCC20102014.pdf621,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.