Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Correia, Ana Carolina Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T12:31:44Z | - |
dc.date.available | 2014-10-20 | - |
dc.date.available | 2018-05-15T12:31:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4217 | - |
dc.description.abstract | This research paper presents the main , objective analyzes the role of teacher ante literacy for youth and adults today. Brazilian education is entirely marked by inequalities which compromises the exercise effectively. However , the Youth and Adult Education has significant importance for society and the individual . Therefore , it is necessary that educational organizations become aware going to address the Youth and Adult Education with serious commitment and respect , not only this modality , but also education as a whole. Believed to be the bearer of teacher knowledge about those realities which students need and also carry a human spirituality to work with and very dynamic interpersonal relationships and other courses that may attract students to feel safe and interested and motivated to remain in the classroom . This does not happen when it comes to analyzing the EJA . Students who attend adult education , are often treated differently by a society. That company that charges the eradication of illiteracy in our country often devalues the young or adults who want to go back to school , distinguishing them from other students who attend other learning modalities . Such students often viewed as " school failure " are not respected as they should , mainly for their lifetime and their economic and social conditions . This ends without any doubt , devaluing the individual potential of each. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T12:31:44Z No. of bitstreams: 1 ACCC20102014.pdf: 636049 bytes, checksum: 3c84f643749e01cf95600c275ad1f99f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T12:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACCC20102014.pdf: 636049 bytes, checksum: 3c84f643749e01cf95600c275ad1f99f (MD5) Previous issue date: 2014-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O educador/alfabetizador de jovens e adultos: papel social e formação necessária | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Laura Maria de Farias | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho de pesquisa apresenta como objetivo principal, analisar o papel do professor ante a alfabetização de jovens e adultos na atualidade. A educação brasileira é inteiramente marcada por desigualdades que comprometem o seu exercício de forma eficaz. Entretanto, a Educação de Jovens e Adultos tem importância significativa para a sociedade e para o indivíduo que não conseguiu ser alfabetizado na idade certa independente do real motivo desse acontecimento. Nesse sentido, torna-se necessário que organizações de ensino tomem consciência da importância dessa modalidade passando a trata-lá com respeito e seriedade. Não podemos pensar no professor como mero detentor do conhecimento a ser transferido, mas, também como agente consciente do desafio que esta a enfrentar, proporcionando aos alunos desta modalidade, aulas dinâmicas nas quais discuta não apenas conteúdos escolares,mas relações interpessoais, atraindo-os ao espaço escolar fazendo com que eles se sintam protagonistas do processo educativo.Os alunos que frequentam a EJA, muitas vezes são tratados pela sociedade de uma forma diferenciada. Essa sociedade que cobra a erradicação do analfabetismo em nosso país, muitas vezes desvaloriza o jovem ou adulto que quer voltar a estudar, diferenciando-os dos outros estudantes que cursam outras modalidades de ensino. Tais alunos, frequentemente vistos como ―fracasso escolar‖, não são respeitados como deveriam, principalmente pelo seu tempo de vida e por suas condições econômicas e sociais. Isso acaba, sem dúvida alguma, desvalorizando o potencial individual de cada um.O Programa Brasil Alfabetizado surge então como tentativa de mudar essa situação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACCC20102014.pdf | 621,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.