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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4217
Tipo: | TCC |
Título: | O educador/alfabetizador de jovens e adultos: papel social e formação necessária |
Autor(es): | Correia, Ana Carolina Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Brito, Laura Maria de Farias |
Resumo: | Esse trabalho de pesquisa apresenta como objetivo principal, analisar o papel do professor ante a alfabetização de jovens e adultos na atualidade. A educação brasileira é inteiramente marcada por desigualdades que comprometem o seu exercício de forma eficaz. Entretanto, a Educação de Jovens e Adultos tem importância significativa para a sociedade e para o indivíduo que não conseguiu ser alfabetizado na idade certa independente do real motivo desse acontecimento. Nesse sentido, torna-se necessário que organizações de ensino tomem consciência da importância dessa modalidade passando a trata-lá com respeito e seriedade. Não podemos pensar no professor como mero detentor do conhecimento a ser transferido, mas, também como agente consciente do desafio que esta a enfrentar, proporcionando aos alunos desta modalidade, aulas dinâmicas nas quais discuta não apenas conteúdos escolares,mas relações interpessoais, atraindo-os ao espaço escolar fazendo com que eles se sintam protagonistas do processo educativo.Os alunos que frequentam a EJA, muitas vezes são tratados pela sociedade de uma forma diferenciada. Essa sociedade que cobra a erradicação do analfabetismo em nosso país, muitas vezes desvaloriza o jovem ou adulto que quer voltar a estudar, diferenciando-os dos outros estudantes que cursam outras modalidades de ensino. Tais alunos, frequentemente vistos como ―fracasso escolar‖, não são respeitados como deveriam, principalmente pelo seu tempo de vida e por suas condições econômicas e sociais. Isso acaba, sem dúvida alguma, desvalorizando o potencial individual de cada um.O Programa Brasil Alfabetizado surge então como tentativa de mudar essa situação. |
Abstract: | This research paper presents the main , objective analyzes the role of teacher ante literacy for youth and adults today. Brazilian education is entirely marked by inequalities which compromises the exercise effectively. However , the Youth and Adult Education has significant importance for society and the individual . Therefore , it is necessary that educational organizations become aware going to address the Youth and Adult Education with serious commitment and respect , not only this modality , but also education as a whole. Believed to be the bearer of teacher knowledge about those realities which students need and also carry a human spirituality to work with and very dynamic interpersonal relationships and other courses that may attract students to feel safe and interested and motivated to remain in the classroom . This does not happen when it comes to analyzing the EJA . Students who attend adult education , are often treated differently by a society. That company that charges the eradication of illiteracy in our country often devalues the young or adults who want to go back to school , distinguishing them from other students who attend other learning modalities . Such students often viewed as " school failure " are not respected as they should , mainly for their lifetime and their economic and social conditions . This ends without any doubt , devaluing the individual potential of each. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Alfabetização Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4217 |
Data do documento: | 28-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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