Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4242
Tipo: TCC
Título: A ludicidade como contribuição no processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Lima, Lianna Santos de
Primeiro Orientador: Barros, Emília Cristina F.
Resumo: A referida pesquisa aborda a ludicidade como contribuição no processo de aprendizagem na educação infantil, relatando de que forma os jogos, os brinquedos e as brincadeiras se constituem numa importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando que as atividade lúdicas quando inseridas corretamente no âmbito escolar proporcionam um melhor desenvolvimento cognitivo, ajudam na socialização e oferecem uma aprendizagem mais prazerosa e divertida. O presente estudo foi desenvolvido a partir de tópicos que discutem a descoberta do lúdico como recurso pedagógico na educação infantil, ludicidade e as condições de aprendizagem segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e como tudo isso é realizado na prática da Escola Municipal de Ensino Infantil E. F. EJA Professora Noêmia Alves de Souza, município do Conde-PB. A pesquisa foi realizada com as professoras atuantes na educação infantil na escola em foco, tendo sido empregada uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, com o objetivo de analisar a importância da ludicidade para o processo de aprendizagem na educação infantil.
Abstract: The reported research broaches the entertainment as a contribution in the process of learning in infant education, explaining how the games, toys and jokes constitute an important instrument for the process of teaching and learning, showing that funny activities when correctly inserted in the school ambit proportionate a better cognitive development, give a great help in the socialization and offer a more pleasant and amusing learning. The present study was developed from the topics that treat about the discovery of recreation as a pedagogic resource in infant education, entertainment and the conditions of learning according to the National Curricular Reference for the Infant Education (RCNEI) and as this all is realized in a practical way in the Municipal School of Infant Teaching E. F. EJA Professora Noêmia Alves de Souza at the municipal district of Conde-PB. The research was realized with the teachers that work with infant education in the above mentioned school. It was used in this study a qualitative, descriptive and bibliographic broaching with the objective of studying facts about the importance of entertainment for the process of learning in infant education.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4242
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSL26092013.pdf347,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.