Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalta, Juliana Oliveira de-
dc.date.accessioned2018-05-16T11:06:17Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-16T11:06:17Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4248-
dc.description.abstractThis work is resulting in a research qualitative basis about the use of games in Basic education turning a deeper way of looking at the Municipal Nursery Santa Terezinha, Municipality of Pedra Branca - PB. Considering the game is considered a significant activity, approaching the creation of social, cultural, situations different languages and knowledge, is often used in Basic Education. The different ways teachers use the jokes often are not planned and concrete objectives, offering children opportunities to develop their potential restricted, and it was these elements that motivated this research, we aimed to analyze to what extent his teachers from Basic Education use the games. We chose a descriptive analysis and was carried out from a bibliographical study and research of area. To collect data resort to application open questionnaire, due to generate data in more detail and information to achieve the research objectives. The subjects research participants characterize the universe of 03 (three) teachers who work in the Municipal Nursery Santa Terezinha. The research allowed to investigate some aspects of teaching about the use of games in the classroom, which indicated be used for educational and recreational character. However, even with two conditions became clear the pedagogical commitment, social and interactional Professional, since the curriculum followed by the Pedagogical Political Project guides its actions seeking the participation and the full development of child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T11:06:17Z No. of bitstreams: 1 JOM06022015.pdf: 722592 bytes, checksum: a899680f41e2caf4fdaba24ce7c1e7c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T11:06:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOM06022015.pdf: 722592 bytes, checksum: a899680f41e2caf4fdaba24ce7c1e7c4 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeirapt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.titleO uso das brincadeiras na educação infantil: contribuições para formação integral da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Karla Carolina Silveira-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de base qualitativa acerca do uso das brincadeiras na Educação Infantil voltando o olhar de modo mais aprofundado a Creche Municipal Santa Terezinha, município de Pedra Branca - PB. Tendo em vista que a brincadeira é considerada uma atividade significativa, aproximando a criança de situações sociais, culturais, de diferentes linguagens e conhecimentos, é utilizada com frequência na Educação Infantil. As diferentes maneiras docentes de usar as brincadeiras, muitas vezes são sem objetivos planejados e concretos, oferecendo as crianças oportunidades restritas para desenvolver seu potencial, e foram esses elementos que motivaram a realização desta pesquisa, que teve como objetivo analisar com que sentido os professores da Educação Infantil utilizam as brincadeiras. Optamos pela análise do tipo descritiva, tendo sido realizada a partir de um estudo bibliográfico e da pesquisa de campo. Para coleta de dados recorremos à aplicação de um questionário aberto, em virtude de gerar dados com maiores detalhes e informações para se atingir os objetivos da pesquisa. Os sujeitos participantes da pesquisa caracterizam o universo de 03 (três) professoras que atuam na Creche Municipal Santa Terezinha. A pesquisa permitiu investigar alguns aspectos do trabalho docente acerca do uso das brincadeiras em sala de aula, que indicaram ser utilizadas com caráter educativo e recreativo. Entretanto, mesmo com uma condição dupla, ficou claro o compromisso pedagógico, social e interacionista das profissionais, uma vez que o currículo seguido através do Projeto Político Pedagógico norteia suas ações buscando a participação e o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOM06022015.pdf705,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.