Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4255
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuição do brincar para ampliação das relações sociais na educação infantil |
Autor(es): | Fernandes, Edvânia Maria de Lima |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Rosemary Evaristo |
Resumo: | A educação infantil constitui-se em um espaço propício para que a criança venha a desenvolver suas habilidades, de forma integral. Neste contexto, este trabalho discute a contribuição do brincar para a ampliação das relações sociais na educação infantil. Para entrar no mérito desta discussão, foi necessário perseguir o objetivo de “analisar o entendimento do professor da educação infantil, quanto à importância do brincar para ampliação das relações sociais”. Para tal, traçou-se os seguintes objetivos específicos: 1.Discutir a relevância da prática pedagógica lúdica para o desenvolvimento integral da criança 2. Inquirir sobre a contribuição do brincar para ampliação da diversidade de relações. 3. Evidenciar o brincar para construção da identidade e autonomia. Na educação infantil, a criança inicia sua vida escolar, construindo e produzindo saberes, a partir das interações que se estabelece consigo e com o outro. Nesta perspectiva, este trabalho, através da pesquisa qualitativa, tipo exploratório, buscou compreender a percepção do professor infantil acerca da contribuição do brincar para a ampliação das relações sociais na educação infantil. Analisou-se a práxis do professor infantil no contexto do lúdico, sua visão e ideias no tocante às atividades lúdicas na sala de aula, bem como a importância que é dada as atividades lúdicas pelo professor da educação infantil, como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral e a ampliação das relações sociais da criança. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com os professores da educação infantil da Escola Municipal Salomão Ginsburg, de Limoeiro –PE, com doze questões, sendo seis fechadas e seis abertas. A aplicação do questionário ocorreu no mês de maio/2014, na escola citada anteriormente, em horário de trabalho. Ao término da coleta, os dados adquiridos foram analisados por meio de comparação entre as respostas dos educadores e a confrontação com os estudos de autores como Winnicott (1975), Luckesi (1998; 2000), Sarmento (2004), e Kishimoto (2008). Os dados foram descritos e apresentados por meio de tabelas com base no questionário respondido. Ao final da análise foi possível traçar o perfil dos educadores e identificar a percepção deles acerca do brincar para ampliação das relações sociais na educação infantil, além da apresentação de uma proposta de ações sugeridas à Secretaria de Educação do município de Limoeiro, no tocante a implementação do lúdico na formação continuada dos professores. |
Abstract: | Early childhood education is in an environment so that the child will develop their skills in full space. In this context, this paper discusses the contribution of playing for the expansion of social relationships in early childhood education. To go into the merits of this discussion, it was necessary to pursue the goal of "analyzing the teacher's understanding of early childhood education, the importance of play for the expansion of social relations." To this end, drew up the following specific objectives: 1.Discutir the relevance of playful pedagogical practice for the integral development of the child 2. Inquire about the contribution of play to expand the diversity of relationships. 3. Highlighting the play for the construction of identity and autonomy. In kindergarten, children start their school life, constructing and producing knowledge, from the interactions that establishes with himself and the other. From this perspective, this study, through qualitative research, exploratory, aimed at understanding the perception of child teacher about the contribution of playing for the expansion of social relationships in early childhood education. We analyzed the practice of child teacher in the context of the play, his vision and ideas regarding recreational activities in the classroom, and the importance that is given to recreational activities by the teacher of early childhood education as a pedagogical resource for the comprehensive development and the expansion of the social relations of the child. To obtain the data, a questionnaire with teachers from kindergarten Municipal School Solomon Ginsburg, of Limon - PE, with twelve issues, six closed and six open was applied. The questionnaire took place in May / 2014, quoted earlier in school, in work schedule. At the end of the collection, the acquired data were analyzed by comparing the responses of educators and the confrontation with studies by authors like Winnicott (1975), Luckesi (1998; 2000), Sarmento (2004), e Kishimoto (2008). Data were described and presented using tables based on the completed questionnaire. After the analysis it was possible to delineate the profile of teachers and identify their perception about playing for the expansion of social relationships in early childhood education, beyond the presentation of a proposal for actions suggested to the Secretary of Education of the city of Limon, regarding the implementation playfulness in the continuing education of teachers. |
Palavras-chave: | Educação infantil Lúdico - jogos e brincadeiras Relações sociais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4255 |
Data do documento: | 16-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMLF06022015.pdf | 372,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.