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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4269
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Simone Ferreira-
dc.date.accessioned2018-05-16T13:16:01Z-
dc.date.available2014-03-28-
dc.date.available2018-05-16T13:16:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4269-
dc.description.abstractThis monographic study aimed to analyze the importance of play activities as expressed in play, and its contribution to early childhood education. The objective was to analyze teachers' conceptions of early childhood education on the importance of play, recognizing the role of games, toys and games and its relevance to the development and learning of children in early childhood. We based on theoretical as Moyles (2002), Kishimoto (2010) and documents the example of RCNEI (1998) and LDB (1996). As a methodological approach we construct an exploratory qualitative nature, where the questionnaire was used as an instrument of data collection. Realized through the results, the teachers, research subjects understand the importance of play, and believe that through play, spontaneous or directed, children express themselves, interact and build learning in a more meaningful and enjoyable way. According to the teachers, play activities are an integral part in their educational practices, as they are a way to facilitate learning and promote the development of children in their physical, intellectual, motor, cognitive and social aspects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T13:16:01Z No. of bitstreams: 1 SFL28032014.pdf: 182888 bytes, checksum: 21903a2bbbc8078155f2e54a25aa86a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T13:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SFL28032014.pdf: 182888 bytes, checksum: 21903a2bbbc8078155f2e54a25aa86a9 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantil: a concepção do brincar na visão de professores de uma instituição de educação infantil de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Kiara Tatianny Santos da-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico visou analisar a importância das atividades lúdicas expressas no brincar, e sua contribuição para a educação infantil. O objetivo foi analisar as concepções de professores da educação infantil sobre a importância do brincar, reconhecendo a função dos jogos, brinquedos e brincadeiras e sua relevância para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças na primeira infância. Nos fundamentamos em teóricos como: Moyles (2002), Kishimoto (2010) e em documentos, a exemplo, do RCNEI (1998) e da LDB (1996). Como percurso metodológico construímos uma pesquisa exploratória de cunho qualitativa, onde foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Percebemos, através dos resultados obtidos, que as professoras, sujeitos da pesquisa, compreendem a importância do brincar, e acreditam que através do brincar, espontâneo ou dirigido, as crianças se expressam, interagem e constroem aprendizados de uma forma mais significativa e prazerosa. De acordo com as professoras, as atividades lúdicas são parte integrante em suas práticas educativas, pois são uma forma de facilitar a aprendizagem e promover o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, intelectual, motor, cognitivo e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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