Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4271
Tipo: | TCC |
Título: | A ludicidade digital na educação infantil |
Autor(es): | Araújo, Sandra Alves |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Danielle Menezes de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho teve algumas reflexões em torno da utilização dos jogos digitais na sala de aula da educação infantil, uma vez que a tecnologia de informação e comunicação (TIC) é proveniente da evolução e adaptação social. Desta forma, foi abordado de que maneira os jogos eletrônicos podem contribuir no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Elegemos como objetivos específicos, identificar estudos que apresentem a utilização das TIC na educação infantil; descrever as tecnologias utilizadas e discorrer sobre a contribuição que o uso dos jogos eletrônicos acarreta para a educação infantil. Portanto, este trabalho justifica sua relevância ao pensar sobre novas propostas de ensino aprendizagem que englobam o uso de jogos eletrônicos para o desenvolvimento do aluno na educação infantil, e contribui para a realização de mais pesquisas na área educacional. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa, foram oriundos das informações coletas em livros, artigos científicos, monografias, teses e revistas, relacionados a reflexões sobre como os jogos eletrônicos podem contribuir no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, o que caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Assim, os jogos virtuais contribuem para a promoção, motivação e aprendizagem das crianças na educação infantil, com suas formas mais diversificadas de interações. Não foi afirmado nesta análise bibliográfica que os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem não são eficazes, de forma nenhuma, o que foi pesquisado e verificado é que as TIC podem e devem ser comparadas a ferramentas adicionais da aprendizagem. Alguns dos dados apontaram que o uso das TIC em sala de aula, apenas renderá bons frutos se forem conduzidos por educadores aptos e conscientes do direcionamento educacional que foi previamente planejado. |
Abstract: | This study had some reflections on the use of digital games in the classroom early childhood education, since the information and communication technology (ICT) comes from the evolution and social adaptation. Thus, it was discussed how video games can contribute to the process of teaching and learning in early childhood education. We selected as specific objectives, identify studies showing the use of ICT in early childhood education; describe the technologies used and discuss the contribution that the use of video games leads to early childhood education. Therefore, this work justifies its relevance to think about new proposals for teaching and learning that include the use of electronic games for the student's development in early childhood education, and contributes to the further research in education. The methodological procedures used in this study were derived from information collected in books, scientific articles, monographs, theses and journals related to reflections on how video games can contribute to the process of teaching and learning in early childhood education, which is characterized as a literature. Thus, virtual games contribute to the promotion, motivation and learning of children in early childhood education, with its more diversified forms of interactions. It was stated in this literature review that traditional methods of teaching and learning are not effective at all, which was researched and verified is that ICT can and should be compared to additional learning tools. Some of the data showed that the use of ICT in the classroom, only yield good results if conducted by appropriate educators and aware of the educational direction that was previously planned. |
Palavras-chave: | Educação infantil Lúdico Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4271 |
Data do documento: | 16-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAA06022015.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.