Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4276Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Rosélia de Almeida Souza de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-16T14:10:00Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-06 | - |
| dc.date.available | 2018-05-16T14:10:00Z | - |
| dc.date.issued | 2014 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4276 | - |
| dc.description.abstract | This paper proposes to study the affection in early childhood education , identifying aspects that can contribute positively to a pleasant and quality education . The research discusses the affection as a learning process in early childhood education in order to understand the way in which affectivity acts in relations between teacher and student , improving children's learning . In addition, understanding the influence of emotions in human development and recognize its importance in early childhood education for the integral formation of the individual. In this perspective , I sought theoretical basis to explain the aspects that are part of children's affection and their contribution to the development of children. I sought theoretical contribution of Piaget , Wallon , Vygotsky to be authors with great collaboration on this issue , as well as other theoretical references to this subject. The research instrument used was the questionnaire with preschool teachers from a municipal nursery . The analysis and discussion of the data constructed showed the importance of affectivity in the pedagogical practice of these teachers , noting also that teachers know the theoretical about these issues and express possibilities for improvement of their teaching practices . | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T14:10:00Z No. of bitstreams: 1 RASM06022015.pdf: 627972 bytes, checksum: 1b0d0696ceca5e3e520ff4b589abad4f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-16T14:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RASM06022015.pdf: 627972 bytes, checksum: 1b0d0696ceca5e3e520ff4b589abad4f (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Afetividade | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | Afetividade na educação infantil: limites e perspectivas | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Kátia Ramos | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho estudar a afetividade na educação infantil, identificando aspectos que podem contribuir de maneira positiva para uma educação prazerosa e de qualidade. A pesquisa discute a afetividade como processo de aprendizagem na educação infantil, buscando compreender a forma pela qual a afetividade atua nas relações entre professor e aluno, melhorando a aprendizagem das crianças. Além disso, a influência das emoções no desenvolvimento humano e reconhecer sua importância na educação infantil para a formação integral do indivíduo. Nessa perspectiva, procurei embasamento teórico para explicar os aspectos que fazem parte da afetividade infantil e sua contribuição para o desenvolvimento das crianças. Busquei aporte teóricos de Piaget, Wallon, Vygotsky por serem autores com grande colaboração nesse tema, além de outros teóricos com referências neste assunto. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, aplicado com professoras de educação infantil de uma creche municipal. A análise e discussão dos dados construídos mostraram a importância da afetividade na prática pedagógica desses professores, observando-se ainda que os professores conhecem os teóricos sobre essas temáticas e expressam perspectivas de aperfeiçoamento das suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RASM06022015.pdf | 613,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
