Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Rosélia de Almeida Souza de-
dc.date.accessioned2018-05-16T14:10:00Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-16T14:10:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4276-
dc.description.abstractThis paper proposes to study the affection in early childhood education , identifying aspects that can contribute positively to a pleasant and quality education . The research discusses the affection as a learning process in early childhood education in order to understand the way in which affectivity acts in relations between teacher and student , improving children's learning . In addition, understanding the influence of emotions in human development and recognize its importance in early childhood education for the integral formation of the individual. In this perspective , I sought theoretical basis to explain the aspects that are part of children's affection and their contribution to the development of children. I sought theoretical contribution of Piaget , Wallon , Vygotsky to be authors with great collaboration on this issue , as well as other theoretical references to this subject. The research instrument used was the questionnaire with preschool teachers from a municipal nursery . The analysis and discussion of the data constructed showed the importance of affectivity in the pedagogical practice of these teachers , noting also that teachers know the theoretical about these issues and express possibilities for improvement of their teaching practices .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T14:10:00Z No. of bitstreams: 1 RASM06022015.pdf: 627972 bytes, checksum: 1b0d0696ceca5e3e520ff4b589abad4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T14:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RASM06022015.pdf: 627972 bytes, checksum: 1b0d0696ceca5e3e520ff4b589abad4f (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAfetividade na educação infantil: limites e perspectivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Kátia Ramos-
dc.description.resumoO presente trabalho estudar a afetividade na educação infantil, identificando aspectos que podem contribuir de maneira positiva para uma educação prazerosa e de qualidade. A pesquisa discute a afetividade como processo de aprendizagem na educação infantil, buscando compreender a forma pela qual a afetividade atua nas relações entre professor e aluno, melhorando a aprendizagem das crianças. Além disso, a influência das emoções no desenvolvimento humano e reconhecer sua importância na educação infantil para a formação integral do indivíduo. Nessa perspectiva, procurei embasamento teórico para explicar os aspectos que fazem parte da afetividade infantil e sua contribuição para o desenvolvimento das crianças. Busquei aporte teóricos de Piaget, Wallon, Vygotsky por serem autores com grande colaboração nesse tema, além de outros teóricos com referências neste assunto. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, aplicado com professoras de educação infantil de uma creche municipal. A análise e discussão dos dados construídos mostraram a importância da afetividade na prática pedagógica desses professores, observando-se ainda que os professores conhecem os teóricos sobre essas temáticas e expressam perspectivas de aperfeiçoamento das suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RASM06022015.pdf613,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.