Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria da Solidade-
dc.date.accessioned2018-05-17T10:52:07Z-
dc.date.available2014-02-06-
dc.date.available2018-05-17T10:52:07Z-
dc.date.issued2013-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282-
dc.description.abstractNo abstrctpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-17T10:52:07Z No. of bitstreams: 1 MSS06022014.pdf: 343548 bytes, checksum: 6067d3564d5037aa9a67e34331246464 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-17T10:52:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSS06022014.pdf: 343548 bytes, checksum: 6067d3564d5037aa9a67e34331246464 (MD5) Previous issue date: 2013-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLivro de imagempt_BR
dc.subjectFormação do pré-leitorpt_BR
dc.titleO livro de imagem e sua influência na formação do pré-leitorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Rosemary Evaristo-
dc.description.resumoEste estudo bibliográfico tem por objetivo investigar como se dá a influência do livro de imagem na formação do pré-leitor, a partir de considerações sobre a educação infantil e suas particularidades pedagógicas no ensino-aprendizagem da leitura, bem como através de reflexões sobre o papel da linguagem simbólica trazida no livro de imagem e sua participação no processo de aprendizagem da leitura de textos não verbais, feita pela criança. Com base nos referenciais teóricos, constatamos que com a educação infantil as crianças têm acesso a um espaço de diferentes e múltiplas aprendizagens, no qual se desenvolve globalmente. Dentre essas aprendizagens, ocorre o da leitura de textos de imagens, uma vez que é nesta fase que se inicia a sistematização das práticas de leitura dos pré-leitores. Tais atividades se voltam para a leitura sensorial, por meio da qual as crianças começam a interagir com o livro e a produzir significados através deste contato, acionando e ampliando seus conhecimentos de mundo. Assim, quanto mais o contexto escolar favorecer práticas de leitura significativa, mais a criança da educação infantil poderá desenvolver seu interesse em aprende a ler a palavra, a partir dos estímulos provocados pelos livros de imagem. Portanto, é de fundamental importância o papel do educador nesta primeira etapa de ensino, pois ele tem a responsabilidade de alfabetizar e motivar as práticas da leitura, exercitando o gosto por meio do livro de imagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSS06022014.pdf335,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.