Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Maria da Solidade | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-17T10:52:07Z | - |
| dc.date.available | 2014-02-06 | - |
| dc.date.available | 2018-05-17T10:52:07Z | - |
| dc.date.issued | 2013-12-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282 | - |
| dc.description.abstract | No abstrct | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-17T10:52:07Z No. of bitstreams: 1 MSS06022014.pdf: 343548 bytes, checksum: 6067d3564d5037aa9a67e34331246464 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-17T10:52:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSS06022014.pdf: 343548 bytes, checksum: 6067d3564d5037aa9a67e34331246464 (MD5) Previous issue date: 2013-12-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Livro de imagem | pt_BR |
| dc.subject | Formação do pré-leitor | pt_BR |
| dc.title | O livro de imagem e sua influência na formação do pré-leitor | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Rosemary Evaristo | - |
| dc.description.resumo | Este estudo bibliográfico tem por objetivo investigar como se dá a influência do livro de imagem na formação do pré-leitor, a partir de considerações sobre a educação infantil e suas particularidades pedagógicas no ensino-aprendizagem da leitura, bem como através de reflexões sobre o papel da linguagem simbólica trazida no livro de imagem e sua participação no processo de aprendizagem da leitura de textos não verbais, feita pela criança. Com base nos referenciais teóricos, constatamos que com a educação infantil as crianças têm acesso a um espaço de diferentes e múltiplas aprendizagens, no qual se desenvolve globalmente. Dentre essas aprendizagens, ocorre o da leitura de textos de imagens, uma vez que é nesta fase que se inicia a sistematização das práticas de leitura dos pré-leitores. Tais atividades se voltam para a leitura sensorial, por meio da qual as crianças começam a interagir com o livro e a produzir significados através deste contato, acionando e ampliando seus conhecimentos de mundo. Assim, quanto mais o contexto escolar favorecer práticas de leitura significativa, mais a criança da educação infantil poderá desenvolver seu interesse em aprende a ler a palavra, a partir dos estímulos provocados pelos livros de imagem. Portanto, é de fundamental importância o papel do educador nesta primeira etapa de ensino, pois ele tem a responsabilidade de alfabetizar e motivar as práticas da leitura, exercitando o gosto por meio do livro de imagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSS06022014.pdf | 335,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
