Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282| Tipo: | TCC |
| Título: | O livro de imagem e sua influência na formação do pré-leitor |
| Autor(es): | Silva, Maria da Solidade |
| Primeiro Orientador: | Barbosa, Rosemary Evaristo |
| Resumo: | Este estudo bibliográfico tem por objetivo investigar como se dá a influência do livro de imagem na formação do pré-leitor, a partir de considerações sobre a educação infantil e suas particularidades pedagógicas no ensino-aprendizagem da leitura, bem como através de reflexões sobre o papel da linguagem simbólica trazida no livro de imagem e sua participação no processo de aprendizagem da leitura de textos não verbais, feita pela criança. Com base nos referenciais teóricos, constatamos que com a educação infantil as crianças têm acesso a um espaço de diferentes e múltiplas aprendizagens, no qual se desenvolve globalmente. Dentre essas aprendizagens, ocorre o da leitura de textos de imagens, uma vez que é nesta fase que se inicia a sistematização das práticas de leitura dos pré-leitores. Tais atividades se voltam para a leitura sensorial, por meio da qual as crianças começam a interagir com o livro e a produzir significados através deste contato, acionando e ampliando seus conhecimentos de mundo. Assim, quanto mais o contexto escolar favorecer práticas de leitura significativa, mais a criança da educação infantil poderá desenvolver seu interesse em aprende a ler a palavra, a partir dos estímulos provocados pelos livros de imagem. Portanto, é de fundamental importância o papel do educador nesta primeira etapa de ensino, pois ele tem a responsabilidade de alfabetizar e motivar as práticas da leitura, exercitando o gosto por meio do livro de imagem. |
| Abstract: | No abstrct |
| Palavras-chave: | Educação infantil Livro de imagem Formação do pré-leitor |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282 |
| Data do documento: | 19-Dez-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSS06022014.pdf | 335,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
