Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282
Tipo: TCC
Título: O livro de imagem e sua influência na formação do pré-leitor
Autor(es): Silva, Maria da Solidade
Primeiro Orientador: Barbosa, Rosemary Evaristo
Resumo: Este estudo bibliográfico tem por objetivo investigar como se dá a influência do livro de imagem na formação do pré-leitor, a partir de considerações sobre a educação infantil e suas particularidades pedagógicas no ensino-aprendizagem da leitura, bem como através de reflexões sobre o papel da linguagem simbólica trazida no livro de imagem e sua participação no processo de aprendizagem da leitura de textos não verbais, feita pela criança. Com base nos referenciais teóricos, constatamos que com a educação infantil as crianças têm acesso a um espaço de diferentes e múltiplas aprendizagens, no qual se desenvolve globalmente. Dentre essas aprendizagens, ocorre o da leitura de textos de imagens, uma vez que é nesta fase que se inicia a sistematização das práticas de leitura dos pré-leitores. Tais atividades se voltam para a leitura sensorial, por meio da qual as crianças começam a interagir com o livro e a produzir significados através deste contato, acionando e ampliando seus conhecimentos de mundo. Assim, quanto mais o contexto escolar favorecer práticas de leitura significativa, mais a criança da educação infantil poderá desenvolver seu interesse em aprende a ler a palavra, a partir dos estímulos provocados pelos livros de imagem. Portanto, é de fundamental importância o papel do educador nesta primeira etapa de ensino, pois ele tem a responsabilidade de alfabetizar e motivar as práticas da leitura, exercitando o gosto por meio do livro de imagem.
Abstract: No abstrct
Palavras-chave: Educação infantil
Livro de imagem
Formação do pré-leitor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4282
Data do documento: 19-Dez-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSS06022014.pdf335,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.