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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Marilia Pereira de-
dc.date.accessioned2018-05-17T11:02:18Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-17T11:02:18Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4283-
dc.description.abstractThis monograph discusses the play in the Reference Curriculum in Early Childhood Education proposing a reflective look at its meaning and significance to the curriculum of early childhood education. The work takes as its starting point the playful concept in early childhood education, their contribution to the construction of knowledge and the development of children, with reference to the school environment. From these questions we analyze the role of playing as an educational proposal for children's education according to the RCNEI. The work is the result of a documentary research, qualitative character that took as the source RCNEI. The theoretical framework was built from Wajskop studies (2001), Vygotsky (2006), Oliveira (2000), Santos (2002) and Zanluchi (2005). After the completion of the work we conclude that the play in early childhood education is a mediating element in the teaching-learning process, critical to the cognitive, motor, affective, psychological and social child in training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-17T11:02:18Z No. of bitstreams: 1 MPA06022015.pdf: 345983 bytes, checksum: 912655bb47cc7a33af85f39c97e704f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-17T11:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MPA06022015.pdf: 345983 bytes, checksum: 912655bb47cc7a33af85f39c97e704f3 (MD5) Previous issue date: 2014-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO brincar no RCNEI: um olhar reflexivo sobre seu sentido e significados para o currículo da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Célia, Ana-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico discute o brincar no Referencial Curricular na Educação Infantil propondo um olhar reflexivo sobre seu sentido e significados para o currículo da educação infantil. O trabalho tem como ponto de partida o conceito do lúdico na educação infantil, sua contribuição na construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança, tendo como referência o espaço escolar. A partir destas questões queremos analisar o lugar do brincar enquanto proposta educativa para educação infantil segundo o RCNEI. O trabalho é resultado de uma pesquisa documental, de caráter qualitativa que tomou como fonte o RCNEI. O aporte teórico foi construído a partir dos estudos de Wajskop (2001), Vygotsky (2006), Oliveira (2000), Santos (2002) e Zanluchi (2005). Após o término do trabalho concluímos que o brincar na educação infantil é um elemento de mediação no processo didático- pedagógico, fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, psicológico e social da criança em formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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