Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimentel, Michela Aguiar-
dc.date.accessioned2018-05-17T11:42:30Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-17T11:42:30Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4285-
dc.description.abstractThis study is a reflection on the challenges of teaching, being a teacher, considering its particularities bringing relevant aspects to the process of identity construction teacher of early childhood education, in the comprehension of an identity that is established within the profession gradually taking from experiences in the classroom a important factor. This reflection shows how the historical changes over the decades has influenced teacher training, and the teacher himself a historical agent. We will dive in new approaches and new meanings to the teacher considering the formation beyond a classical building with their knowledge in molded and society. We will reflect the professional development as a continuous action that happens throughout life and career and these time slots reconstruct the meanings of the teaching profession in each period exerts different functions which need to be reset. We will close these reflections on the possibilities and impasses that guide the work of teachers some dilemmas to which daily constitute a barrier in the construction of their professional identity. This work does not exhaust all the studies and conceptual and historical approaches to teacher education, but the same establish a theoretical analysis conducting collaborative inferences teaching practice. In our analysis, we seek dialogue with concepts and ways of being and becoming a teacher, trying to think teacher training, deadlocks, the possibilities and ways to build the identity of being a teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-17T11:42:30Z No. of bitstreams: 1 MAP06022015.pdf: 768903 bytes, checksum: 66e1a926c4b28d1abb6b11f57771bc30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-17T11:42:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAP06022015.pdf: 768903 bytes, checksum: 66e1a926c4b28d1abb6b11f57771bc30 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfissãopt_BR
dc.titleOs desafios da docência: a construção de ser professor na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joseane Abílio de Sousa-
dc.description.resumoA presente pesquisa faz uma reflexão em torno dos desafios da docência, o ser professor. Considerando suas particularidades trazendo aspectos relevantes para o processo de construção da identidade do professor da educação infantil. Na compreensão de uma identidade que se estabelece dentro da profissão de forma gradativa tendo as experiências vivenciadas na sala de aula um fator relevante. Esta reflexão mostra como as transformações históricas ao longo de décadas tem influenciado a formação docente, sendo o professor ele mesmo um agente histórico. Adentraremos nas novas abordagens e novos significados ao professor considerando a formação para além de uma construção erudita tendo seus saberes moldados na e pela sociedade. Refletiremos no desenvolvimento profissional como uma ação contínua que acontece ao longo da vida e da carreira e esses espaços de tempo reconstroem os significados da profissão docente que em cada período exerce funções diferentes das quais precisam ser redefinidas. Fecharemos estas reflexões em torno das possibilidades e impasses que norteiam o trabalho do professor alguns dilemas aos quais cotidianamente se constituem como barreira na construção de sua identidade profissional. Este trabalho não pretende esgotar todos os estudos e abordagens conceituais e históricas da formação docente, mas a partir da mesma estabelecer uma análise teórica realizando inferências colaborativas a prática docente. Em nossas análises, buscamos dialogar com conceitos e formas de ser e tornar-se professor, buscando pensar a formação de professores, os impasses, as possibilidades e os modos de construir a identidade de ser professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAP06022015.pdf750,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.