Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlôr, Maria Rosilene Gomes-
dc.date.accessioned2018-05-17T11:53:00Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-17T11:53:00Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4287-
dc.description.abstractThe related research aims to examine how teachers in the municipal early childhood education Grande-PB Campina teaching using new Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process. Interest in the topic that comes from the knowledge of the school's responsibility to bring the child of the elements present in your reality. For the implementation of this study, we used the descriptive research, which allows to describe and analyze the subject matter in the qualitative and quantitative aspects. Also sought the contribution of scholars such as Moran (2000), Belloni (2005) and Sancho (2006) to guide the theoretical basis and applied questionnaires to five teachers who work in pre-school as a way to identify the characteristics the teachers involved in the research, as well as address issues related to the use of ICT in the classroom. Thus, it is clear that the use of ICT in early childhood education is a challenge for many teachers who experience difficulties in handling them in the classroom or even get to use them. Given the importance of ICT for the development of innovative teaching practices, it is necessary that the teacher has knowledge and mastery of the use of resources available in school, then insert them in their educational routine. It is also essential that these professionals participate in continuing education in order to empower yourself to the use of technology, doing her job competently and creating favorable conditions for the formation of critical citizens who are aware of their role in the environment where they live.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-17T11:53:00Z No. of bitstreams: 1 MRGF05022015.pdf: 473699 bytes, checksum: 70d2f84d8add692eb623f9269fe97cb3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-17T11:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRGF05022015.pdf: 473699 bytes, checksum: 70d2f84d8add692eb623f9269fe97cb3 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectProcessos pedagógicospt_BR
dc.titleEducação infantil: análise do uso das tecnologias da informação e comunicação no processo pedagógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Kátia Ramos-
dc.description.resumoA referente pesquisa visa analisar o modo como professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB utilizam as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional. O interesse pelo referido tema procede do conhecimento acerca da responsabilidade da escola de aproximar a criança dos elementos presentes na sua realidade. Para a execução desse estudo, utilizou-se a pesquisa descritiva, a qual permite descrever e analisar o objeto de estudo nos aspectos qualitativo e quantitativo. Também buscou-se a contribuição de estudiosos como Moran (2000), Belloni (2005) e Sancho (2006) para nortear a fundamentação teórica e aplicou-se questionários junto a cinco professoras que atuam na pré-escola, como forma de identificar as características das docentes envolvidas na pesquisa, assim como abordar questões relacionadas ao uso das TIC na sala de aula. Desse modo, é possível afirmar que a utilização das TIC na educação infantil constitui um desafio para muitos docentes que se deparam com dificuldades no manuseio delas na sala de aula ou mesmo sequer chegam a utilizá-las. Diante da relevância do uso das TIC para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, é necessário que o docente tenha conhecimento e domínio do uso dos recursos disponíveis na escola, para, então, inseri-los na sua rotina educativa. Também é fundamental que este profissional participe de formação continuada a fim de capacitar-se para o uso das tecnologias, desempenhando sua função de forma competente e criando condições propícias para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel no meio em que estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRGF05022015.pdf462,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.