Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/429
Tipo: | TCC |
Título: | Repensando o ensino de biologia na Escola Estadual Benjamin Gomes Maranhão – Araruna – PB. |
Autor(es): | Rodrigues, José Cristiano de Azevedo. |
Primeiro Orientador: | Gadelha, Carlos Alberto de Almeida. |
Resumo: | O presente trabalho resulta das investigações realizadas no âmbito da Escola Estadual Benjamin Gomes Maranhão, sob a ótica da metodologia do ensino de Biologia empregada pelos docentes desta instituição, tendo como objetivos discutir os principais métodos utilizados através de pesquisas qualitativas verificar as principais diferenças entre as aulas teóricas e as aulas experimentais. Verificou-se na literatura consultada que as abordagens metodológicas voltadas a aulas experimentais são bastante proveitosas. Os resultados mostraram que a metodologia antes empregada pelos professores da escola não era suficiente para a realização do processo ensino-aprendizagem com êxito, sendo necessário a implementação de novas formas metodológicas de ensino. Conclui-se que se faz necessário uma mudança de metodológica, mas que tal abordagem deve ser incorporada pelos docentes para que possam realizar com êxito seu trabalho. |
Abstract: | This paper results of investigations carried out under the State School Benjamin Gomes Maranhão, from the perspective of teaching methods employed by the Biology faculty of this institution, aiming to discuss the major methods used by qualitative research to verify the main differences between classes theoretical and experimental classes. It was found in the literature that the methodological approaches aimed at experimental classes are quite useful. The results showed that the methodology employed by the teachers before the school was not enough to carry out the teaching-learning process successfully, requiring the implementation of new methodological ways of teaching. We conclude that it is necessary a change in methodology, but that such an approach should be incorporated by teachers so that they can successfully accomplish their work. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem da biologia Metodologia de ensino da biologia Teaching and learning of biology Biology teaching methodology |
Departamento: | Biologia |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/429 |
Data do documento: | 6-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCAR06092013.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.