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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4306| Tipo: | TCC |
| Título: | Desafios no gerenciamento de escolas públicas municipais para o cumprimento do Projeto Político-Pedagógico |
| Autor(es): | Sá, Estácio André Anacleto de |
| Primeiro Orientador: | Zago, Célia Cristina |
| Resumo: | A gestão educacional pública é um dos elementos determinantes do desempenho da escola, visto que o contexto educacional brasileiro exige que o seu funcionamento seja acompanhado de políticas públicas, principalmente pela gestão democrática. Este trabalho pretende contribuir para a análise dos desafios da gestão educacional pública na preparação e cumprimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) sob a ótica dos gestores administrativos de escolas da rede de ensino municipal no estado da Paraíba. Através dos procedimentos metodológicos, buscou realizar o entendimento das funções do gestor escolar mediante a aplicação de questionários feitos com diretores, professores e secretários de escolas públicas municipais por meio de uma abordagem qualitativa. Na análise dos dados é apresentado os depoimentos dos participantes sobre as escolas estudadas, mostrando que as mesmas cumprem com as normas estabelecidas pelas Leis de Diretrizes e Bases (LDB), que o gestor não possui autonomia na sua administração e que a falta de interesse da comunidade escolar e a interferência política são um dos principais problemas encontrados. Concluindo que o modelo de gestão democrática embora proporcionar a integração da comunidade escolar, limita as ações do gestor sobre as tomadas de decisões voltadas aos assuntos ligados as instituições de ensino, tendo assim a necessidade de apresentar propostas que permitam ao gestor uma maior autonomia. |
| Abstract: | Public educational management is one of the determinants of school performance, since the Brazilian educational context requires that its functioning be accompanied by public policies, especially by democratic management. This paper aims to contribute to the analysis of the challenges of public educational management in the preparation and fulfillment of the Political-Pedagogical Project (PPP) from the perspective of administrative managers of schools of the municipal education network in the state of Paraíba. Through the methodological procedures, he sought to understand the functions of the school manager through the application of questionnaires made with directors, teachers and secretaries of municipal public schools through a qualitative approach. In the analysis of the data the participants' statements about the schools studied are shown, showing that they comply with the rules established by the Laws of Directives and Bases (LDB), that the manager does not have autonomy in its administration and that the lack of interest of the School community and political interference are one of the main problems encountered. Concluding that the democratic management model, while providing the integration of the school community, limits the actions of the manager on the decision-making regarding issues related to educational institutions, and thus the need to present proposals that allow the manager greater autonomy. |
| Palavras-chave: | Administração escolar Gestão educacional Políticas públicas de educação Projeto político pedagógico Planejamento escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4306 |
| Data do documento: | 6-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
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