Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAvelar, Maria de Fátima Rodrigues Silva-
dc.date.accessioned2018-05-18T12:43:11Z-
dc.date.available2014-03-18-
dc.date.available2018-05-18T12:43:11Z-
dc.date.issued2013-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4313-
dc.description.abstractEducation aims to train critical citizens, cognizant of their rights and duties. Therefore, we say that education is preparing for life. Education is a two-way street, and has as main factor critical thinking to form real readers. Reading is fundamental function as the political, social and economic. It generates reflections, integration and intellectual growth of the people, hence the importance of reading in everyday school life. Teachers all areas should see reading as an essential factor in the classroom because it is through it that the students will build and build knowledge both in and out of school. This paper presents a reflection on the importance of Children's Literature as a way to encourage reading in Child Education Institution School, Nursery Noêmia Dantas Carneiro, which will bring opportunities to cultivate different skills, and socialization skills through literature. We promote diversity, the benefit to shareholders cultural aspects of the institution as a whole. In this definition, chose to work with twine, games, comics and stories, to explore the diversity of Brazil. The proposal aims to generate interest in good literature and knowledge of our authors. The process of acquiring reading and writing make a distinction between being able to read, to read and to have the pleasure of reading, providing even the pleasure of listening to interesting readings and share your thoughts with colleagues. Encourage the formation of the habit of reading in childhood is the way that leads the child to develop their imagination, emotions and feelings significantly.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-18T12:43:11Z No. of bitstreams: 1 MFRSA18032014.pdf: 453753 bytes, checksum: 71be88643c8690b45d6b9466808ebe0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-18T12:43:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFRSA18032014.pdf: 453753 bytes, checksum: 71be88643c8690b45d6b9466808ebe0a (MD5) Previous issue date: 2013-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.titleLeitura na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto-
dc.description.resumoA educação tem como objetivo formar cidadãos críticos, capazes de conhecer seus direitos e deveres. Por isso, costumamos dizer que educar é preparar para a vida. A educação é uma via de mão dupla e tem como fator principal o senso crítico para formar verdadeiros leitores. A leitura tem como função fundamental o contexto político, social e econômico. Ela gera reflexões, integração e crescimento intelectual das pessoas, daí, a importância da leitura no cotidiano escolar. Professores de todas as áreas devem ver a leitura como fator essencial na sala de aula, pois é por meio dela que os alunos constroem seus conhecimentos tanto na escola quanto fora dela. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da leitura em sala de aula como forma de incentivo à leitura na Educação Infantil da Instituição escolar, Creche Noêmia Dantas Carneiro, no município de Araruna – PB. Portanto, trará possibilidades de cultivar diferentes habilidades, socialização, interação e competências através da literatura. Podemos promover a diversidade, em benefício aos aspectos sócios culturais da instituição como um todo. Nessa definição, trabalharemos com brincadeiras, histórias em quadrinhos e contos, visando explorar a diversidade de gêneros textuais. A proposta tem por finalidade despertar o interesse pela literatura e o conhecimento dos autores. O processo de aquisição de leitura e escrita estabelece distinção entre poder ler, saber ler e ter o prazer de ler, proporcionando ainda, o prazer de ouvir leituras interessantes e partilhar suas opiniões com os colegas. Incentivar a formação do hábito de leitura na infância é o caminho que leva a criança a desenvolver sua imaginação, emoções e sentimentos de forma significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFRSA18032014.pdf443,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.