Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Maria Lúcia de Albuquerque-
dc.date.accessioned2018-05-18T12:59:56Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-18T12:59:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4314-
dc.description.abstractThe objective of this work is to portray the issue of inclusion of children with disabilities / special educational needs in the city of Limon / PE, emphasizing the services of specialized educational services (ESA) in rooms Multifunction Resources and its actual role in the inclusion process school and social public special education students. This research seeks to answer the following question: The resource rooms of the city of Limon / PE have contributed to the educational and social inclusion of their students? This research was classified as empirical or field and was based on exploratory qualitative approach, in which open and closed questionnaires, interviews and observations for data collection were used. We as research subjects, teachers of multi-functional resources, teachers regular classroom, school administrators, municipal engineers Special Education Unit, responsible for monitoring of resource rooms and parents of students enrolled in these rooms. The questionnaires and interviews were formulated after having been initially developed a literature on the subject studied. Finishing the work it was found that in Limoeiro/PE, despite the problems identified in the research, the process of inclusion occurs and resource rooms, although still presenting difficulties, has been supporting the educational and social inclusion of students with disabilities and needs special education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-18T12:59:56Z No. of bitstreams: 1 MLAR06022015.pdf: 423277 bytes, checksum: 34f05914d776818ed8059c7ef5e41acd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-18T12:59:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLAR06022015.pdf: 423277 bytes, checksum: 34f05914d776818ed8059c7ef5e41acd (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectRecursos multifuncionaispt_BR
dc.titleAs salas de recursos multifuncionais de Limoeiro/PE: entre as disparidades das leis e a efetiva proposta de inclusão socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joseane Abílio de Souza-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é retratar a questão da inclusão escolar de crianças com deficiência/necessidades educacionais especiais na cidade de Limoeiro/PE, e enfatizando os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais e o seu papel real no processo de inclusão escolar e social dos alunos públicos de educação especial. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: As salas de recursos da cidade de Limoeiro/PE vêm contribuindo para a inclusão escolar e social de seus alunos? A presente pesquisa foi classificada como empírica ou de campo e ocorreu fundamentada na abordagem qualitativa exploratória, na qual foram utilizados questionários abertos e fechados, entrevistas e observações para coleta de dados. Tivemos como sujeitos de pesquisas, professores das salas de recursos multifuncionais, professores de sala de aula regular, gestores escolares, coordenadores municipal da Unidade de Educação Especial, responsável pelo acompanhamento das salas de recursos e pais de alunos matriculados nestas salas. Os questionários e entrevistas foram formulados após ter sido, inicialmente, desenvolvido um levantamento bibliográfico sobre a temática estudada. Finalizando o trabalho foi possível constatar que em Limoeiro/PE, apesar dos problemas identificados na pesquisa, o processo de inclusão ocorre e as salas de recursos, mesmo que ainda apresentando dificuldades, vem dando suporte a inclusão escolar e social dos alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLAR06022015.pdf413,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.