Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4314| Tipo: | TCC |
| Título: | As salas de recursos multifuncionais de Limoeiro/PE: entre as disparidades das leis e a efetiva proposta de inclusão social |
| Autor(es): | Rodrigues, Maria Lúcia de Albuquerque |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Joseane Abílio de Souza |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é retratar a questão da inclusão escolar de crianças com deficiência/necessidades educacionais especiais na cidade de Limoeiro/PE, e enfatizando os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais e o seu papel real no processo de inclusão escolar e social dos alunos públicos de educação especial. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: As salas de recursos da cidade de Limoeiro/PE vêm contribuindo para a inclusão escolar e social de seus alunos? A presente pesquisa foi classificada como empírica ou de campo e ocorreu fundamentada na abordagem qualitativa exploratória, na qual foram utilizados questionários abertos e fechados, entrevistas e observações para coleta de dados. Tivemos como sujeitos de pesquisas, professores das salas de recursos multifuncionais, professores de sala de aula regular, gestores escolares, coordenadores municipal da Unidade de Educação Especial, responsável pelo acompanhamento das salas de recursos e pais de alunos matriculados nestas salas. Os questionários e entrevistas foram formulados após ter sido, inicialmente, desenvolvido um levantamento bibliográfico sobre a temática estudada. Finalizando o trabalho foi possível constatar que em Limoeiro/PE, apesar dos problemas identificados na pesquisa, o processo de inclusão ocorre e as salas de recursos, mesmo que ainda apresentando dificuldades, vem dando suporte a inclusão escolar e social dos alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais. |
| Abstract: | The objective of this work is to portray the issue of inclusion of children with disabilities / special educational needs in the city of Limon / PE, emphasizing the services of specialized educational services (ESA) in rooms Multifunction Resources and its actual role in the inclusion process school and social public special education students. This research seeks to answer the following question: The resource rooms of the city of Limon / PE have contributed to the educational and social inclusion of their students? This research was classified as empirical or field and was based on exploratory qualitative approach, in which open and closed questionnaires, interviews and observations for data collection were used. We as research subjects, teachers of multi-functional resources, teachers regular classroom, school administrators, municipal engineers Special Education Unit, responsible for monitoring of resource rooms and parents of students enrolled in these rooms. The questionnaires and interviews were formulated after having been initially developed a literature on the subject studied. Finishing the work it was found that in Limoeiro/PE, despite the problems identified in the research, the process of inclusion occurs and resource rooms, although still presenting difficulties, has been supporting the educational and social inclusion of students with disabilities and needs special education. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Necessidades educacionais especiais Recursos multifuncionais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4314 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MLAR06022015.pdf | 413,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
