Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4315
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso dos dispositivos móveis para mediar as práticas educativas: um estudo bibliográfico
metadata.dc.creator: Alvarenga, Danielle Pinto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Lebiam Tamar Gomes da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo, de caráter exploratório-descritivo, tem como objetivo analisar a produção científica sobre o uso dos dispositivos móveis no âmbito educacional em diferentes áreas de conhecimento. O estudo adotou como pressuposto metodológico a pesquisa bibliográfica e se desenvolveu mediante a análise de 11 dissertações e 7 teses, que foram selecionadas a partir das palavras-chave: aprendizagem móvel, tecnologias móveis na educação, dispositivos móveis no ensino superior, tecnologias digitais móveis e mobile learning, no portal de Periódicos Científicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). De acordo com a amostra analisada, o maior número de trabalhos sobre a temática estudada estão concentrados em universidades da região Sudeste, pertencentes a programas de pós-graduação em educação, se configurando enquanto pesquisas de estudos de campo, produzidos em sua grande maioria nas universidades públicas. Em linhas gerais, verificou-se que o uso de dispositivos móveis na educação vem se apresentando com um tema de bastante fôlego a ser discutido. Os trabalhados analisados apontam para a necessidade da implementação de estratégias de uso dos dispositivos móveis na educação, bem como salientam a importância da formação docente, das condições infraestruturais e do currículo nas instituições de ensino para que os dispositivos móveis possam, de fato, contribuir de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study, exploratory-descriptive study aims to analyze the scientific production on the use of mobile devices in education in different areas of knowledge. The study adopted as a premise the methodological literature and developed through the analysis of 11 theses and 7 theses, which were selected from the keywords: Mobile learning, mobile technologies in education, mobile devices in higher education, digital technologies and mobile learning, the portal of Scientific Journals of Capes and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). In accordance with the analyzed sample, the largest number of papers on the topic under study are concentrated in universities in the Southeast region, belonging to graduate programs in education, if setting up while searching for field studies, produced in their great majority in public universities. In general, it was found that the use of mobile devices in education is presenting with a theme of enough breath to be discussed. The worked analyzed point to the need of implementing strategies for use of mobile devices in education, as well as highlight the importance of teacher training, the conditions in infrastructure and the curriculum in the educational institutions to which the mobile devices may, in fact, contribute significantly to the process of teaching and learning.
Keywords: Aprendizagem móvel
Dispositivos móveis
Práticas educativas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4315
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DPA13022017.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.