Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4315| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso dos dispositivos móveis para mediar as práticas educativas: um estudo bibliográfico |
| Autor(es): | Alvarenga, Danielle Pinto de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Lebiam Tamar Gomes da |
| Resumo: | Este estudo, de caráter exploratório-descritivo, tem como objetivo analisar a produção científica sobre o uso dos dispositivos móveis no âmbito educacional em diferentes áreas de conhecimento. O estudo adotou como pressuposto metodológico a pesquisa bibliográfica e se desenvolveu mediante a análise de 11 dissertações e 7 teses, que foram selecionadas a partir das palavras-chave: aprendizagem móvel, tecnologias móveis na educação, dispositivos móveis no ensino superior, tecnologias digitais móveis e mobile learning, no portal de Periódicos Científicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). De acordo com a amostra analisada, o maior número de trabalhos sobre a temática estudada estão concentrados em universidades da região Sudeste, pertencentes a programas de pós-graduação em educação, se configurando enquanto pesquisas de estudos de campo, produzidos em sua grande maioria nas universidades públicas. Em linhas gerais, verificou-se que o uso de dispositivos móveis na educação vem se apresentando com um tema de bastante fôlego a ser discutido. Os trabalhados analisados apontam para a necessidade da implementação de estratégias de uso dos dispositivos móveis na educação, bem como salientam a importância da formação docente, das condições infraestruturais e do currículo nas instituições de ensino para que os dispositivos móveis possam, de fato, contribuir de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem. |
| Abstract: | This study, exploratory-descriptive study aims to analyze the scientific production on the use of mobile devices in education in different areas of knowledge. The study adopted as a premise the methodological literature and developed through the analysis of 11 theses and 7 theses, which were selected from the keywords: Mobile learning, mobile technologies in education, mobile devices in higher education, digital technologies and mobile learning, the portal of Scientific Journals of Capes and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). In accordance with the analyzed sample, the largest number of papers on the topic under study are concentrated in universities in the Southeast region, belonging to graduate programs in education, if setting up while searching for field studies, produced in their great majority in public universities. In general, it was found that the use of mobile devices in education is presenting with a theme of enough breath to be discussed. The worked analyzed point to the need of implementing strategies for use of mobile devices in education, as well as highlight the importance of teacher training, the conditions in infrastructure and the curriculum in the educational institutions to which the mobile devices may, in fact, contribute significantly to the process of teaching and learning. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem móvel Dispositivos móveis Práticas educativas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4315 |
| Data do documento: | 24-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DPA13022017.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
