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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4316
Tipo: TCC
Título: Cultura acadêmica e tecnologias intelectuais digitais: análise das práticas acadêmicas no ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Bezerra, Irinalda da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Lebiam Tamar Gomes
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de curso apresenta informações teóricas e metodológicas de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Iniciação Científica financiado pelo CNPq. A referida foi realizada no período entre julho de 2013 e julho de 2015, tendo o objetivo geral verificar as possibilidades de hibridação da cultura acadêmica com a cibercultura, realizada a partir do ensino e da aprendizagem mediados por tecnologias intelectuais digitais. Para atendê-lo, buscou-se identificar diferentes práticas acadêmicas de uso das tecnologias intelectuais digitais no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) - Moodle e analisar seus elementos constituintes. O campo da pesquisa foi o Ambiente Virtual de aprendizagem – Moodle. A amostra foi composta por 71 salas de aula virtuais do semestre letivo de 2013.1. Colaboraram com a pesquisa, 14 docentes dos cursos presenciais de graduação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de uma pesquisa etnográfica, caracterizada como uma etnografia virtual, institucional, crítica e com uma orientação temática. A perspectiva teórica adotada fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa intercultural, que segundo Canclini e Martín-Barbero, e está vinculada aos Estudos Culturais da Educação. Os dados foram coletados a partir de formulário estruturado online, questionário semiestruturado online e entrevista semiestruturada. As análises foram realizadas seguindo o procedimento de tratamento de dados etnográficos, conforme Silverman (2009). Os resultados apontaram que o ambiente virtual de aprendizagem – Moodle não tem favorecido a hibridação da cultura acadêmica com a cibercultura, em razão, principalmente, da episteme que governa o ensino e a aprendizagem nesta instituição. Constatou-se a predominância de práticas instrumentais de uso dessa tecnologia intelectual digital no processo de aprendência. Desse modo, as práticas e os elementos analisados (trabalho docente, currículo, metodologias de ensino e avaliação) tendem a reproduzir o paradigma de ensino vigente.
Abstract: The present Work of Conclusion of course presents theoretical and methodological information of a research, developed in the Program of Scientific Initiation financed by CNPq. The aforementioned was carried out in the period between July 2013 and July 2015, with the general objective to verify the possibilities of hybridization of the academic culture with the cyberculture, made from teaching and learning mediated by digital intellectual technologies. In order to serve it, we sought to identify different academic practices of using digital intellectual technologies in the virtual learning environment (AVA) - Moodle and to analyze its constituent elements. The field of research was the Virtual Learning Environment - Moodle. The sample consisted of 71 virtual classrooms from the semester of 2013.1. A total of 14 professors from undergraduate courses at the Federal University of Paraíba (UFPB) collaborated with the research. It is an ethnographic research, characterized as a virtual ethnography, institutional, critical and with a thematic orientation. The theoretical perspective adopted was based on the presuppositions of intercultural research, according to Canclini and Martín-Barbero, and is linked to Cultural Studies of Education. Data were collected from a structured online form, semi-structured online questionnaire and semi-structured interview. The analyzes were performed following the procedure of treatment of ethnographic data, according to Silverman (2009). The results pointed out that the virtual learning environment - Moodle has not favored the hybridization of academic culture with cyberculture, mainly due to the episteme that governs teaching and learning in this institution. It was verified the predominance of instrumental practices of use of this digital intellectual technology in the learning process. In this way, the practices and elements analyzed (teaching work, curriculum, teaching methodologies and evaluation) tend to reproduce the current teaching paradigm.
Palavras-chave: Ensino superior
Estudos culturais - educação
Tecnologias digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4316
Data do documento: 22-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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