Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4318| Tipo: | TCC |
| Título: | Literatura infantil: o desenvolver da aprendizagem em crianças na Escola Anayde Beiriz |
| Autor(es): | Silva, Josefa de Lourdes Tinto da |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Maria Tereza Lira de |
| Resumo: | O presente trabalho se desenvolveu a partir do tema Literatura Infantil como forma de desenvolver a aprendizagem em crianças, focando na importância desse gênero na formação cognitiva e afetiva do aluno, tendo como objetivo geral analisar o uso da literatura infantil no cotidiano das escolas públicas. A pesquisa é de cunho bibliográfico, aborda conceitos de literatura infantil e desenvolvimento e relata o uso pedagógico da literatura infantil na formação docente. Apresentando também a literatura como um meio viável de inclusão na sala de aula. Enfatiza a prática da leitura da literatura infantil na formação docente e a relação da literatura infantil com o exercício profissional. A pesquisa se desenvolveu através de levantamentos bibliográficos de autores que contribuem na exploração do tema e construção do texto. Pode-se dizer que os objetivos foram alcançados, pois o ensino da literatura infantil vem sendo utilizado em sala como auxiliador no desenvolvimento da aprendizagem e por trazer uma carga com variados temas consegue proporcionar atividades de inclusão no ambiente escolar. |
| Abstract: | The present work was developed from the theme Children's Literature as a way to develop special children's learning, focusing on the importance of this genre in the cognitive and affective formation of the student, with the general objective to investigate the main difficulties teachers face in introducing literature in His classes and how to develop teaching methods with the intention of bringing to the student the habit of reading in a pleasant and uncharged way, and the importance of literature in teacher training, helping the teacher to develop his reading habit. The research is a bibliographical one, it deals with concepts of children's literature and development and reports the pedagogical use of children's literature in teacher education. Also presenting literature as a viable means of inclusion in the classroom. Emphasizes the practice of reading children's literature in teacher education and the relation of children's literature to professional practice. The research was developed through bibliographical surveys of authors that contribute to the exploration of the theme and construction of the text. It can be said that the objectives were achieved because the success in the teaching of children's literature has been used in the classroom as a helper in the development of learning and by bringing a load with various themes can provide inclusion activities in the school environment. |
| Palavras-chave: | Literatura infantil Inclusão Formação docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4318 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JLTS28112016.pdf | 297,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
