Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4319| Tipo: | TCC |
| Título: | A inclusão de crianças com deficiências e transtornos do espectro autista em uma escola pública do municipio de Sobrado/PB |
| Autor(es): | Barbosa, Nadja Karina Ferreira |
| Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria Andrade da |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo compreender como está sendo realizada a inclusão de crianças com deficiências e o transtorno do espectro autista no ensino regular, especificamente em uma escola pública que não apresenta o AEE como suporte educativo. Analisando a percepção das professoras, cuidadoras, orientadora escolar e gestora, frente a educação inclusiva considerando, os desafios e as dificuldades encontradas na inserção dos alunos no contexto da classe comum, onde a maioria dos seus colegas são ditos “normais”, e as crianças com deficiência passam a ser o diferente, e até mesmo são excluídos por alguns. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados os questionários e a observação da prática pedagógica. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica que serve de auxílio para compreensão dos caminhos a seguir para a concretização da pesquisa. Os resultados alcançados servem para mostrar a importância da inclusão para a sociedade, entretanto ainda precisa ser revista por muitos profissionais, que pensam que apenas colocar os alunos na sala de aula regular está gerando inclusão, ademais é preciso que haja uma compreensão do que de fato significa inclusão, pois vai além de inserir, requer uma promoção no desenvolvimento mediante as especificidades de cada ser. |
| Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo investigar la inclusión de niños con discapacidad y trastorno del espectro autista insertados en la educación general, específicamente en una escuela pública que no tiene el Especialista de Servicios Educativos. El análisis de la percepción de los profesores y responsables cuanto a la educación inclusiva teniendo en cuenta los desafíos y las dificultades encontradas en la integración de los estudiantes en el contexto de la clase común, donde la mayoría de sus compañeros son llamados "normal", y los niños con discapacidades pasan ser diferentes, y son incluso excluidos para varios.La encuesta se realizó en un enfoque cualitativo utilizando herramientas de recogida de datos, los cuestionarios y la observación de la práctica docente. Como metodología, se utilizará la literatura que sirve para ayudar a la comprensión de las siguientes rutas a la realización de la investigación. Los resultados obtenidos sirven para mostrar la importancia de la inclusión de la sociedad, pero todavía deben ser revisados por muchos profesionales, que piensan único lugar donde los estudiantes en la clase regular, está generando la inclusión, además es necesario que haya una comprensión de lo que el hecho significa la inclusión, porque va más allá entrada requiere una promoción en el desarrollo a través de las características específicas de cada ser. |
| Palavras-chave: | Ensino regular Inclusão Transtorno do espectro autista Educação especial Autismo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4319 |
| Data do documento: | 1-Dez-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NKFB01122016.pdf | 760,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
