Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4323
Tipo: TCC
Título: Aprendizagem móvel no canteiro de obra: a utilização de smartphones como ferramenta pedagógica complementar ao processo de ensino e aprendizagem no Programa Escola Zé Peão
Autor(es): Lima, Luciana de Castro
Primeiro Orientador: Ireland, Timothy Denis
Resumo: Com a popularização dos dispositivos móveis e facilidade no acesso à internet, consumidores desta tecnologia apropriam-se com maior velocidade de informações e ampliam a comunicação em escala global. A sociedade acompanha uma revolução digital, e a educação deve reconduzir suas práticas pedagógicas escoltando os avanços tecnológicos e introduzindo à sua metodologia recursos compatíveis a essa nova conjuntura social, repleta de possibilidades educacionais. Ao utilizar aparelhos de telefonia móvel como ferramenta pedagógica complementar aos processos educacionais, amplia-se a interação entre educador e educandos dentro e fora do espaço escolar. Esta nova forma de ensinar e aprender é denominada aprendizagem móvel. Através do gerenciamento de atividades contextualizadas com o uso de smartphones, buscamos examinar a evolução dos educandos jovens e adultos em processo de alfabetização no que diz respeito à aquisição de competências atribuídas a leitura, escrita e inclusão digital. A aprendizagem móvel acontece por meio de dois projetos implantados no Programa Escola Zé Peão – PEZP. São eles: Programa de Alfabetização na Língua Materna – PALMA e Aprendizagem Móvel no Canteiro de Obra – AMCO. Os projetos PALMA e AMCO, têm como principal objetivo empregar atividades com a utilização de smartphones como suporte no desenvolvimento da lecto-escrita e inclusão digital. Este trabalho monográfico possui o objetivo de analisar os impactos educacionais a partir da implementação da tecnologia móvel no ambiente educativo. Ambos projetos são aplicados em salas de alfabetização da modalidade EJA, neste caso, estão abrigados no Programa Escola Zé Peão - PEZP. O PEZP baseia-se na alfabetização de jovens e adultos operários da construção civil e conta com salas de aulas localizadas nos próprios canteiros de obra, que atendem a dois programas específicos de alfabetização: Alfabetização na Primeira Laje (APL), para estudantes-operários que não possuem nenhum domínio da leitura e da escrita; e Tijolo Sobre Tijolo (TST), para os estudantes-operários que já possuem algum domínio da lecto-escrita. A metodologia para fins desta pesquisa são de natureza exploratória, buscando conhecer, investigar, observar e gerar explicações, assim como realizar intervenções na condução da mesma, caracterizando também a pesquisa-ação. Para coleta de dados contamos com a utilização de instrumentos como: ficha de observação e acompanhamento, monitoramento de atividades por meio de um sistema web de gestão, aplicação de questionários, entrevistas, entre outros. Os resultados apontam para a necessidade de maior investimento em aprendizagem móvel, especialmente no contexto da EJA, assim como formação docente específica para introdução e utilização de dispositivos móveis na metodologia de ensino.
Abstract: With the popularity of mobile devices and ease of access to the internet, consumers of this technology are able to appropriate a wide range of information and extend communication on a global scale. Society has followed a digital revolution, that is, education must renew its pedagogical practices by accompanying technological developments and introducing into its methodology suitable resources to this new social situation, which has an array of educational possibilities. By using mobile devices as a complementary pedagogical tool aimed at educational processes it expands the interaction between teachers and students inside and outside school. This very new way of teaching and learning is called mobile learning. Through the monitoring of contextualized learning activities in tandem with the use of smartphones, we seek to examine the development of young learners and adults in literacy processes with respect to the acquisition of reading and writing competences as well as digital inclusion. The Zé Peão School Programme (PEZP) has implemented mobile learning through two projects, such as Programa de Letramento na Língua Materna (PALMA) and Aprendizagem Móvel no Canteiro de Obras (AMCO). Both projects are mainly to apply activities with the use of smartphones to support the development of reading and writing practices and digital inclusion. The present monograph has the objective of analyzing the educational impacts from the implementation of such mobile technology in the educational context. PALMA and AMCO are applied to Youth and Adult literacy courses developed by PEZP. The latter is based on the literacy of young adults and construction workers and accommodates classrooms that are located in the very construction areas, which serve two specific literacy programmes: Learning on the First Floor (Aprendizagem na Primeira Laje - APL) students, that is, the ones who have no mastery of reading and writing; and Brick on Brick (Tijolo sobre Tijolo - TST) students who have some knowledge of reading and writing practices. The methodology used in this research is of an exploratory nature so as to investigate, observe and generate explanations as well as implement interventions at its conduction, which characterizes action research. Data have been collected through instruments such as observation forms, an online-based management system for monitoring activities, surveys, interviews, and more. The results indicate the need for a greater investment in mobile learning, especially in the adult education context and specific teacher training for the introduction and use of mobile devices in teaching methodologies.
Palavras-chave: Aprendizagem móvel
Inclusão digital
Alfabetização - jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4323
Data do documento: 12-Mar-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCL02062017.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.