Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4324
Tipo: | TCC |
Título: | Leitura na escola: incentivando leitores em salas de aula da educação básica |
Autor(es): | Oliveira, Anna Eloyna Batista Nunes de Araújo, Brena Jaísa de Sousa |
Primeiro Orientador: | Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade |
Resumo: | Este estudo tem como foco expor e analisar práticas de promoção de leitura na educação básica. No Brasil, especificamente no Estado da Paraíba, uma das práticas mais antigas e eficazes que deve ser desenvolvida na educação – a leitura – ainda é um desafio para a escola e seus professores. A pesquisa desenvolvida para realização do presente trabalho foi realizado em duas escolas particulares na cidade de João Pessoa/PB. Foram analisadas ações de mediação de leitura realizadas pelas próprias pesquisadoras em suas salas de aula: uma, com uma turma na Educação Infantil e outra com uma turma no Ensino Fundamental I. Essas ações de mediação leitora expõem formas como os alunos participantes leem textos literários e textos referentes a conteúdos didáticos, como as crianças, no âmbito da pesquisa, interpretavam os textos. O objetivo que orienta a pesquisa é observar, analisar e refletir sobre a forma como a leitura se dá nas salas de aula observadas: como essas professoras, com seus alunos, idealizam e praticam a leitura em suas salas. Este estudo apoiou-se em pressupostos teóricos e práticos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) Cosson (2010) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Percebemos que há necessidade de evidenciar a leitura na sala de aula e transforma-la em um forte instrumento de trabalho, utilizando-se dela para aprimorar o conhecimento e oportunizar novas aprendizagens. |
Abstract: | This study focuses on exposing and analyzing reading promotion practices in basic education. In Brazil, specifically in the state of Paraíba, one of the oldest and effective practices that should be developed in education - reading - is still a challenge for the school and its teachers. The research developed for implementation of this work was carried out in two private schools in the city of João Pessoa / PB. Reading mediation measures were analyzed carried out by researchers in their own classrooms, one in a class in kindergarten and another with a class in elementary school I. These reader mediation actions expose ways in which participating students read literary texts and texts relating to educational content, such as children under the research, interpreted the texts. The goal that guides the research is to observe, analyze and reflect on how the reading takes place in the classrooms observed: as these teachers with their students, conceive and practice reading in their rooms. This study relied on theoretical and practical assumptions of the National Curriculum Parameters (1997) Cosson (2010) and the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (1998). We see a need to show the reading in class and turn it into a strong working tool, using it to enhance the knowledge and create opportunities new learning. |
Palavras-chave: | Educação básica Sala de aula Mediação de leitura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4324 |
Data do documento: | Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AEBNO01042015.pdf | 273,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.