Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/433
Tipo: TCC
Título: Educação para a sustentabilidade: uma abordagem em escolas do Município de Patos, no Sertão da Paraíba.
Autor(es): Vieira, Hélade Paiva Freitas.
Primeiro Orientador: Chaves, Marcio Frazão.
Resumo: Esta pesquisa enfoca o tema da educação para a sustentabilidade e objetiva investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio da cidade de Patos, sertão da Paraíba. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa apóia-se em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adota como amostra duas propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual e outra da rede particular. A pesquisa revela que os documentos norteadores da prática pedagógica não abordam a educação para a sustentabilidade e nem outros temas à ela relacionados como a problemática ambiental do semiárido nordestino, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Constata também que a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, necessárias à uma prática educativa pautada na sustentabilidade, figuram como possíveis indicativos de qualidade a serem concretizados na escola. O desenvolvimento de projetos pedagógicos relacionados à questão ambiental faz parte da programação escolar, no entanto sua prática ocorre de maneira dissociada de qualquer orientação voltada ao tema investigado. Os documentos legais, tratados e convenções que focam a temática ambiental não são contemplados nas propostas pedagógicas, não havendo assim ações pedagógicas que orientem a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados.
Abstract: This research focuses on the theme of education for sustainability and aims to investigate their approach in high schools of the city of Patos, Paraiba. The methodology that enables the research relies on a qualitative study of descriptive level subsidized by the method of content analysis and made possible by the techniques of field research and categorical analysis. It adopts as a sample two pedagogical proposal: one public institution of the state of Paraiba and the private institution. The research reveals that the documents guiding the teaching practice do not address the education for sustainability and other topics not related to it as the environmental problems of the semi-arid northeast, environmental education and sustainable development. Also notes that the interdisciplinarity and transdisciplinarity, necessary for an educational practice based in the sustainability, figure as possible quality indicators to be implemented in school. The development of educational projects related to environmental issues is part of the school program, but its practice is so divorced from any orientation towards the subject investigated. The legal documents, treaties and conventions that focus on environmental issues are not addressed in pedagogical, so there is no any pedagogical action, to guide educational practice according to the aspects and principles determined by them.
Palavras-chave: Meio ambiente
Preservação ambiental
Responsabilidade ambiental
Educação ambiental
Sustentabilidade ambiental
Environment
Environmental preservation
Environmental responsibility
Environmental education
Environmental Sustainability
Departamento: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/433
Data do documento: 6-Set-2013
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HPFV06092013.pdf318,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.