Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4342
metadata.dc.type: TCC
Title: Caminhos da leitura: teoria e prática na formação de leitores
metadata.dc.creator: Silva, Claudiana Duarte da
Pinto, Fabiane Andrade da Silva
Souza, Maria Suelen Bernardo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade
metadata.dc.description.resumo: No contexto atual da Educação do Ensino Fundamental, a preocupação com o desenvolvimento e prática da leitura e da escrita ainda é um tema gerador de debates e apreensões. Sabe-se que, neste nível do ensino, os alunos devem estar aptos e ler e escrever, segundo o que orientam documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (PCNs) sobre a formação de leitores na escola. Neste sentido, os(as) professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental aparecem como figuras-chave no incentivo à leitura, à seleção de textos a serem apresentados a seus alunos. Todavia, não podemos atribuir somente à escola e aos professores a responsabilidade de formar um leitor assíduo, que goste e se encante pelo ato de ler e que institua uma relação de entendimento com a leitura do texto. Mediante tais considerações e cientes do papel que a escola e os profissionais envolvidos na área da educação têm na formação leitora de seus educandos, empreendemos este trabalho intitulado de “Caminhos da Leitura: teoria e prática na formação de leitores”, em uma sala de aula do 5o ano de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa, que teve como objetivo analisar as propostas teórica e prática utilizadas por uma professora para a formação de leitores na escola. Para tanto, o percurso metodológico utilizado constou de entrevista semiestruturada, como também de observação da escola campo de pesquisa e diálogos com a educadora, com o intuito de compreender a concepção de leitura, observando as práticas leitoras presentes no discurso e no cotidiano da sala de aula da educadora que leciona na série pesquisada. Buscou-se também levantar informações sobre a biblioteca da escola, os recursos utilizados no trabalho com a leitura. Integrado ao trabalho da professora, foram realizadas atividades pedagógicas planejadas num contexto dialógico, enfocando a leitura de variados textos literários, com o objetivo de fomentar nos alunos o prazer de ler, utilizando uma forma mais interessante de motivar a leitura, diferente das formas tradicionais às quais os alunos estão sempre sendo expostos. Esta pesquisa fundamenta-se em pressupostos teóricos de Solé (1998), Martins (2003), Soares (2010), Russo (2001), e outros estudiosos dos processos de leitura. Após a análise de dados coletados e observações realizadas, percebeu-se que a leitura proposta aos alunos pesquisados ainda se desenvolve na concepção da leitura-decifração e não na leitura compreensão. O trabalho que se acredita ser de incentivo ao hábito de ler restringe-se à leitura dos livros didáticos, ou seja, leitura apenas para informação e não para fruição literária, visando hábitos leitores, de maneira prazerosa.
Abstract: In the current context of Elementary School Education, the concern with the development and practice of reading and writing is still a topic that generates debates and apprehensions. It is known that, at this level of teaching, students should be able to read and write, according to which they guide official documents such as the National Curriculum Parameters: Portuguese Language (PCNs) about the formation of readers in the school. In this sense, the teachers of the initial years of elementary school appear as key figures in encouraging reading, the selection of texts to be presented to their students. However, we can not only attribute to school and teachers the responsibility of forming a regular reader, who likes and delights in reading and establishes a relationship of understanding with the reading of the text. Through these considerations and aware of the role that the school and the professionals involved in the field of education have in the reading training of its students, we undertake this work titled "Reading Paths: theory and practice in the formation of readers" in a classroom Of the 5th year of a public school of the municipal network of João Pessoa, whose objective was to analyze the theoretical and practical proposals used by a teacher for the formation of readers in the school. In order to do so, the methodology used consisted of semi-structured interview, as well as observation of the school field of research and dialogues with the educator, with the intention of understanding the conception of reading, observing the reader practices present in the discourse and in the daily life of the room. Class of the educator who teaches in the series researched. It was also sought to gather information about the school library, the resources used in the work with reading. Integrated with the teacher's work, pedagogical activities were planned in a dialogical context, focusing on the reading of various literary texts, with the aim of encouraging the students to enjoy reading, using a more interesting way of motivating reading, different from traditional forms Which students are always being exposed. This research is based on the theoretical assumptions of Solé (1998), Martins (2003), Soares (2010), Russo (2001), and other students of reading processes. After analyzing collected data and observations, it was noticed that the reading proposed to the students studied still develops in the conception of reading-deciphering and not in reading comprehension. The work believed to be an incentive to the habit of reading is restricted to the reading of textbooks, that is, reading only for information and not for literary enjoyment, aiming at reading habits, in a pleasurable way.
Keywords: Formação de leitores
Ensino Fundamental
Prazer de ler
Formation of readers
Elementary school
Nice to read
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4342
Issue Date: 23-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CDS04042017.pdf18,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.