Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4350
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem nas comunidades: João Paulo II e Grotão
metadata.dc.creator: Pereira, José Rodolfo do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.description.resumo: No cenário mundial e especificamente falando de educação no cenário brasileiro temos muitos percalços a resolver. A educação no Brasil sempre foi algo bastante delicado e complicado de se manter firme em suas bases de formação que cumprisse os parâmetros das diversas leis que garantem uma educação de qualidade para todos e funcionasse como elo de segurança para a garantia de melhoria de vida. O presente trabalho intitulado: Uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem nas comunidades de risco: João Paulo II e Grotão tem a intenção de gerar uma discussão acerca da educação como um todo, mas, fazendo um recorte para melhor problematizar algumas questões tais como: o processo de ensino- aprendizagem num grupo da sociedade que vive em situação de risco, a questão da vulnerabilidade social, políticas públicas que garantem o direito de ir e vir dos indivíduos e uma série de outros fatores que buscam melhorias para a educação. Foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa que tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses. Quanto a metodologia à pesquisa foi exploratória, este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema das comunidades, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Para melhor respaldo foi realizado um estudo de campo em duas escolas da rede pública na qual foram aplicados questionários com os alunos do 5o ano que pertencem a duas comunidades da cidade de João Pessoa com o intuito de analisar os problemas enfrentados por eles no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: In the world scenario and specifically speaking of education in the Brazilian scenario we have many mishaps to solve. Education in Brazil has always been a very delicate and difficult thing to maintain in its training bases that fulfilled the parameters of the various laws that guarantee a quality education for all and function as a security link for the guarantee of improvement of life. The present work entitled: An analysis of the teaching-learning process in communities at risk: John Paul II and Grotão intends to generate a discussion about education as a whole, but making a clipping to better problematize some issues such as : The teaching-learning process in a group of society that is at risk, the issue of social vulnerability, public policies that guarantee the right of individuals to come and go and a series of other factors that seek improvements for education. A qualitative research was carried out to investigate, test or reject hypotheses. As research methodology was exploratory, this type of research aims to provide greater familiarity with the problem of communities, with a view to making it more explicit or to construct hypotheses. For better support, a field study was carried out in two schools of the public network in which questionnaires were applied with 5th year students who belong to two communities in the city of João Pessoa in order to analyze the problems faced by them in the teaching process -learning.
Keywords: Educação
Ensino - aprendizagem
Comunidades de risco
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4350
Issue Date: 21-Dec-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRNP16022017.pdf903,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.