Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/437
metadata.dc.type: TCC
Title: A biodiversidade brasileira: análise de imagens do livro didático de biologia adotado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma – João Pessoa/PB.
metadata.dc.creator: Ramos, Eduardo Gadelha.
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Isabel Marinho da.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa analisar como a biodiversidade brasileira, através de imagens, tem sido retratada nos livros didáticos adotados pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma, em João Pessoa/Pb. Para tanto, verificou-se as orientações legais e normativas brasileiras, a exemplo, da Constituição Federal, da LDB Lei 9.394/96, da Lei 9.795/99, referente a Educação Ambiental, entre outras que contribuem para orientação de práticas educativas de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. A escolha deste tema surge da importância de evidenciar como a biodiversidade brasileira tem sido retratada nas imagens dos livros didáticos adotados pelas redes públicas de ensino e de chamar a atenção, dos educadores, a respeito do uso das imagens no processo de ensino e aprendizagem e dos critérios adotados para a escolha dos mesmos. Para a execução da análise foi utilizada a pesquisa qualitativa, de cunho documental e bibliográfico, para isto, escolhemos 05 (cinco) figuras representativas, conforme os critérios de conveniência das imagens, identificação, coerência com os assuntos abordados. A obra foi desenvolvida em 03 (três) capítulos: o primeiro capítulo trata da biodiversidade, o segundo versa sobre os livros didáticos e o terceiro descreve toda a metodologia utilizada e a análise dos dados. Na conclusão,constatamos que a falta da identificação do nome científico das espécies e que a utilização, como exemplo, de imagens de animais que não são comuns a biodiversidade brasileira é ainda uma pratica recorrente.
Abstract: This study aims to analyze how the Brazilian biodiversity, through images, has been portrayed in textbooks adopted by Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma in João Pessoa / Pb. Therefore, it was verified the Brazilian legal and regulatory guidelines, such as the Federal Constitution, the LDB Law 9.394/96, Law 9.795/99, about environmental education, among others that contribute to guidance of educational practices of teaching and learning in high school. The choice of this theme arises from the importance to evidence how the Brazilian biodiversity has been portrayed in the images of the textbooks adopted by public schools and to draw attention of educators regarding the use of images in teaching and learning and criteria adopted for the selection of the same. To perform the analysis we used the qualitative research from literature and documentary character, and that, we chose five (05) representative figures, according to the criteria of convenience of the images, identification, consistency with the topics discussed. The work was developed in three (03) chapters: the first chapter deals with biodiversity, the second is about the textbooks and the third describes the used methodology and data analysis. In conclusion, we found the lack of identification of the scientific name of the species and the use, for example, pictures of animals that are not common to Brazilian biodiversity is still a recurring practice.
Keywords: Biodiversidade
Ensino e aprendizagem da biologia
Biodiversity
Teaching and learning of biology
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/437
Issue Date: 6-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGR06092013.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.