Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4381
Tipo: TCC
Título: Ações para captação de renda e público pelo Botafogo Futebol Clube da Paraíba: bola dentro ou fora?
Autor(es): Cavalcanti, Rivaldo Jácome Vieira
Primeiro Orientador: Rêgo, Andréa de Fátima de Oliveira
referee1 : Pinheiro, Nadja Valéria
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as opiniões dos associados do Botafogo Futebol Clube da Paraíba em relação as ações de marketing para captação de renda e público. A pesquisa traz os principais conceitos de comunicação no marketing esportivo e demonstra os principais projetos dos clubes brasileiros e do mundo para alcançar maiores públicos e receitas. O estudo teve como abordagem descritiva e caráter quantitativo, onde os dados foram analisados para: identificar a percepção dos sócios sobre a instituição; analisar sobre atuais ações de marketing; investigar o nível de desaprovação das ações; analisar os principais fatores de satisfação e insatisfação e identificar as principais sugestões a serem implementadas. Foram identificados níveis altos de falta de conhecimento sobre os projetos de marketing e grande desaprovação em algumas ações. O principal ponto de insatisfação identificado foi a falta de transparência da diretoria com os associados. Em contra partida, os principais fatores de satisfação apontados pelos associados foram: preços acessíveis de alguns projetos da entidade e programas que trazem uma maior identificação do time com os torcedores. As principais sugestões dos associados giram em torno de uma maior participação em canais como: Tv, rádio, filmes e documentário e uma maior atuação nas escolinhas de futebol em toda Paraíba. A pesquisa é de grande importância para os clubes regionais, pois há poucos estudos sobre o assunto na região e poucas ações voltadas a geração de renda e fidelização do público.
Abstract: Não possui abstract.
Palavras-chave: Administração de marketing
Marketing esportivo
Botafogo Futebol Clube da Paraíba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4381
Data do documento: 6-Nov-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RJVC01062018.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons