Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4381
metadata.dc.type: TCC
Title: Ações para captação de renda e público pelo Botafogo Futebol Clube da Paraíba: bola dentro ou fora?
metadata.dc.creator: Cavalcanti, Rivaldo Jácome Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Rêgo, Andréa de Fátima de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nadja Valéria
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as opiniões dos associados do Botafogo Futebol Clube da Paraíba em relação as ações de marketing para captação de renda e público. A pesquisa traz os principais conceitos de comunicação no marketing esportivo e demonstra os principais projetos dos clubes brasileiros e do mundo para alcançar maiores públicos e receitas. O estudo teve como abordagem descritiva e caráter quantitativo, onde os dados foram analisados para: identificar a percepção dos sócios sobre a instituição; analisar sobre atuais ações de marketing; investigar o nível de desaprovação das ações; analisar os principais fatores de satisfação e insatisfação e identificar as principais sugestões a serem implementadas. Foram identificados níveis altos de falta de conhecimento sobre os projetos de marketing e grande desaprovação em algumas ações. O principal ponto de insatisfação identificado foi a falta de transparência da diretoria com os associados. Em contra partida, os principais fatores de satisfação apontados pelos associados foram: preços acessíveis de alguns projetos da entidade e programas que trazem uma maior identificação do time com os torcedores. As principais sugestões dos associados giram em torno de uma maior participação em canais como: Tv, rádio, filmes e documentário e uma maior atuação nas escolinhas de futebol em toda Paraíba. A pesquisa é de grande importância para os clubes regionais, pois há poucos estudos sobre o assunto na região e poucas ações voltadas a geração de renda e fidelização do público.
Abstract: Não possui abstract.
Keywords: Administração de marketing
Marketing esportivo
Botafogo Futebol Clube da Paraíba
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4381
Issue Date: 6-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RJVC01062018.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons