Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Edilma Lopes-
dc.date.accessioned2018-06-06T12:24:16Z-
dc.date.available2013-09-25-
dc.date.available2018-06-06T12:24:16Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4391-
dc.description.abstractThis work, character descriptive and explanatory aims to analyze the teachers' knowledge of educational inclusion, concepts, training and contributions of the same with respect to teaching practices adopted in the classroom. This is a field study and in literature searches and analyzes methodology quantiqualitative. The study sample consists of 10 elementary school teachers (second follow-up) of the Municipal School Plácido Francisco Saraiva Leão, in the city of São José de Brejo do Cruz – PB. Data were collected through a questionnaire given to the teachers and also observation. It was found that the teachers of the institution, mostly conceive themselves unprepared to act in the perspective of inclusion, given that they were not provided training to work on inclusion. It was also the working conditions of teachers as educational inclusion, lack of teaching materials specific to working with people with special needs and the lack of accessibility in the structure of the school. It was concluded that the effective inclusion occurs in an unsatisfactory manner, this is due to the disqualification of human resources, lack of materials, adequate infrastructure, and especially public policies that provide the training of teachers to work with individuals with any special needs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-06-06T12:24:16Z No. of bitstreams: 1 ELT25092013.pdf: 593397 bytes, checksum: 69dfaee9ec05d49032d5072a5f3df0a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-06T12:24:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELT25092013.pdf: 593397 bytes, checksum: 69dfaee9ec05d49032d5072a5f3df0a7 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleReflexões sobre a educação inclusiva no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoEste trabalho, de caráter de descritivo e explicativo, visa analisar o conhecimento dos professores sobre a inclusão educacional, conceitos, formação e contribuições do mesmo no tocante às práticas de ensino adotadas em sala de aula. Trata-se de um estudo e campo, em pesquisas bibliográficas e metodologia de analise quantiqualitativa. A população analisada é composta de 10 professores do Ensino Fundamental (segundo seguimento) da Escola Municipal Plácido Francisco Saraiva Leão, situada na cidade de São José de Brejo do Cruz – PB. Os dados foram obtidos através de um questionário direcionado aos docentes e também de observação. Constatou-se que os docentes da instituição, na sua maioria, concebem-se despreparados para atuar na perspectiva da inclusão, tendo em vista que não lhes foi proporcionado formação para atuarem na inclusão. Verificou-se também as condições de trabalho dos docentes quanto a inclusão educacional, a ausência de material pedagógico específicos para se trabalhar com as pessoas com necessidades especiais e a falta de acessibilidade na estrutura da escola. Concluiu- se que a efetivação da inclusão se dá de forma insatisfatória, isso se deve a desqualificação dos recursos humanos, a ausência de materiais, de estrutura adequada e, principalmente, de políticas públicas que proporcionem a formação dos docentes para atuarem com os pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELT25092013.pdf579,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.