Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4398
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma análise do perfil do educador em EJA em uma escola da rede estadual no município de João Pessoa-PB
metadata.dc.creator: Pereira, Gicele da Rocha Miyadi
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Eduardo Antônio de Pontes
metadata.dc.description.resumo: O interesse pelo tema em questão surgiu a partir do contato com a disciplina de EJA, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma vez que o referido curso apresenta um perfil que indica um caráter específico da formação em EJA, quando busca vincular essa mesma formação com atividades de estágio, bem como as de projetos de pesquisas e extensão. As atividades de estágio realizadas na EEEFM D. Alice Carneiro apontam, em específico, para uma questão importante sobre a prática do ensino e da aprendizagem por parte dos educadores da EJA. Parece-nos que tais práticas não dialogam com as demandas dos jovens e adultos, cuja inserção de determinadas práticas nesta Instituição, D. Alice Carneiro, indicam à falta de formação específica do docente para atuar em EJA. Através da aplicação de questionários com professores da modalidade EJA, podemos confirmar a falta de formação dos educadores que atuam em salas de aulas desta modalidade, onde na sua maioria são formados em disciplinas específicas ou com base na educação infantil, não possuindo nenhum tipo de formação ou orientação pedagógica na área de EJA. Sendo assim, não podem garantir um ensino/aprendizagem de qualidade aos educandos que usufruem da Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: The interest in the subject in question arose from contact with discipline of adult education in the course of Pedagogy of federal University of Paraiba (UFPB) presents a profile that indicates a specific character training in adult education when: Search this link the same training with activity as well as for research projects and extension. The internship were performed in Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Alice Carneiro point, in particular, an important question about the practice teaching learning from educators Education an Jove’s adult’s (EJA). Its seems that such practices this institution, Dona Alice Carneiro indicate a lack of specific training for schoolwork in adult education. Through a questionnaire for teachers, working in classrooms of (EJA) were they are mostly trained in specific disciplines or based Carly childhood education. However, not possessing any kind of training mentoring in the field of adult education. Therefore, we cannot guaranty a teaching quality learning to educating the EJA.
Keywords: Formação de professores
Planejamento educacional
Prática docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4398
Issue Date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRMP24102014.pdf460,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.