Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4402
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições da família no processo de ensino- aprendizagem nas crianças com síndrome de Down
metadata.dc.creator: Jorge, Renata Cristina Ferreira Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou destacar as principais contribuições da família na vida das crianças com Síndrome de Down (SD) enfatizando sua participação no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Contou-se com a participação de 20 pais de crianças com (SD), assistidas e acompanhadas pelo corpo docente e discente da Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPB em João Pessoa/PB, com idade média de 29 e 61 anos, sendo a maioria do sexo feminino (N = 17). Os participantes responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada contendo dez questões abertas e a questões sócio- demográficas. Os pais foram abordados individualmente, no ambiente coletivo de sala de espera da clínica, mediante consentimento livre e esclarecido. Para a averiguação do corpus utilizou-se a análise de conteúdo temático de Bardin (2004).
Abstract: The present study aimed to highlight the main contributions of the family in the lives of children with Down Syndrome (DS) emphasizing its involvement in the development of the processes of teaching and learning. Was counted with the participation of 20 parents of children ( SD ), assisted and monitored by faculty and students of the School of Clinical Speech UFPB in João Pessoa / PB, with an average age of 29 and 61 years, most of females (N = 17 ). Participants answered a semi-structured interviews with ten open questions and socio - demographic questions. Parents were approached individually, the collective environment of the waiting room of the clinic, through informed consent. For the investigation of the corpus used the content analysis of Bardin (2004 ).
Keywords: Síndrome de Down
Família
Aprendizagem
Psicopedagogia
Down syndrome
Family
Learning
Psychoeducation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4402
Issue Date: 24-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCFMJ11092014.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.