Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4403
Tipo: TCC
Título: Violência escolar e atuação pedagógica
Autor(es): Vasconcelos, Priscila Silva Cabral de
Primeiro Orientador: Colella, Tânia Lúcia de Amorim
Resumo: Esse estudo perspectivou compreender o fenômeno da violência escolar e os malefícios que pode causar ao processo de aprendizagem, buscando identificar possibilidades de atuação psicopedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica, levantamento e estudo de caso. Os dados foram coletados em uma instituição escolar de uma comunidade considerada violenta, usando como instrumento questionários aplicados à uma amostra composta por alunos do ensino fundamental, do sexto ao nono ano, de faixa etária entre catorze e dezoito anos. O objetivo foi conhecer o fenômeno da violência escolar e possibilidades de contribuições psicopedagógicas. Para tanto, buscamos caracterizar a violência escolar, identificando causas e condicionantes do fenômeno; Compreender a relação entre violência e as dificuldades de aprendizagem; E por fim, propor alternativas Psicopedagógicas para minimização das dificuldades de aprendizagem em situação de violência escolar. Esperamos contribuir ao elaborar proposta de atuação Psicopedagógica voltada para a minimização das dificuldades de aprendizagem em situação de violência escolar. Criar e oferecer conhecimentos e técnicas que ajudem a diminuir o insucesso nas aprendizagens escolares de crianças e adolescentes maculadas pela violência.
Abstract: This study perspectivou understand the phenomenon of school violence and the harm it can cause to the learning process in order to identify possibilities psychopedagogic performance . A qualitative study , the exploratory , descriptive , field , literature , survey and case study . Data collected in a school institution of a community considered violent using questionnaires as a tool to sample of elementary school students from the sixth to ninth grade , at age two eighteen p.m. years. The objective was to understand the phenomenon of school violence and possibilities of psycho-pedagogical contributions . Both seek to characterize school violence , identifying causes and conditions of the phenomenon ; Understanding the relationship between violence and learning disabilities ; And finally, propose alternatives Psychopedagogical to minimize learning difficulties in situations of school violence . We hope to contribute elaborating proposed psychoeducational activities aimed at minimizing learning difficulties in situations of school violence . Create and offer knowledge and techniques that help reduce failure in school learning of children scarred by violence.
Palavras-chave: Violência escolar
Escola - família
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4403
Data do documento: 27-Mai-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSCV11092014.pdf785,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.