Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4403
Tipo: | TCC |
Título: | Violência escolar e atuação pedagógica |
Autor(es): | Vasconcelos, Priscila Silva Cabral de |
Primeiro Orientador: | Colella, Tânia Lúcia de Amorim |
Resumo: | Esse estudo perspectivou compreender o fenômeno da violência escolar e os malefícios que pode causar ao processo de aprendizagem, buscando identificar possibilidades de atuação psicopedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica, levantamento e estudo de caso. Os dados foram coletados em uma instituição escolar de uma comunidade considerada violenta, usando como instrumento questionários aplicados à uma amostra composta por alunos do ensino fundamental, do sexto ao nono ano, de faixa etária entre catorze e dezoito anos. O objetivo foi conhecer o fenômeno da violência escolar e possibilidades de contribuições psicopedagógicas. Para tanto, buscamos caracterizar a violência escolar, identificando causas e condicionantes do fenômeno; Compreender a relação entre violência e as dificuldades de aprendizagem; E por fim, propor alternativas Psicopedagógicas para minimização das dificuldades de aprendizagem em situação de violência escolar. Esperamos contribuir ao elaborar proposta de atuação Psicopedagógica voltada para a minimização das dificuldades de aprendizagem em situação de violência escolar. Criar e oferecer conhecimentos e técnicas que ajudem a diminuir o insucesso nas aprendizagens escolares de crianças e adolescentes maculadas pela violência. |
Abstract: | This study perspectivou understand the phenomenon of school violence and the harm it can cause to the learning process in order to identify possibilities psychopedagogic performance . A qualitative study , the exploratory , descriptive , field , literature , survey and case study . Data collected in a school institution of a community considered violent using questionnaires as a tool to sample of elementary school students from the sixth to ninth grade , at age two eighteen p.m. years. The objective was to understand the phenomenon of school violence and possibilities of psycho-pedagogical contributions . Both seek to characterize school violence , identifying causes and conditions of the phenomenon ; Understanding the relationship between violence and learning disabilities ; And finally, propose alternatives Psychopedagogical to minimize learning difficulties in situations of school violence . We hope to contribute elaborating proposed psychoeducational activities aimed at minimizing learning difficulties in situations of school violence . Create and offer knowledge and techniques that help reduce failure in school learning of children scarred by violence. |
Palavras-chave: | Violência escolar Escola - família Psicopedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4403 |
Data do documento: | 27-Mai-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSCV11092014.pdf | 785,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.