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metadata.dc.type: TCC
Title: Um olhar sistêmico: diagnóstico e intervenção psicopedagógica
metadata.dc.creator: Silva Filho, Israel Dias da
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Geovanní Soares de
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia descreve a experiência de um processo de pesquisa-ação realizada em uma Escola Pública, localizada no Bairro dos Novais – João Pessoa – Paraíba – Brasil. Tivemos como objetivo geral descrever a contribuição da intervenção psicopedagógica numa perspectiva sistêmica ao processo educativo e aos sistemas que se inter-relacionam com o aprender. A visão sistêmica que estrutura a linha de raciocínio disposta nessa pesquisa e que embasa a formulação teórico-prática da intervenção psicopedagógica mostra que é possível promover uma intervenção que respeite a realidade da instituição pesquisada e ao mesmo tempo promova mudanças que resgate o ser humano, na sua integridade, como sujeito que interage nos diversos sistemas envolvidos com a aprendizagem. Quando abordamos a intervenção psicopedagógica estamos relatando sobre um processo avaliativo que se concretiza com uma demanda de assessoramento. Entendemos que para o assessoramento é necessário uma visão global que leve em conta a situação atual e o projeto educativo da instituição com a finalidade de promover seu desenvolvimento. Nesta pesquisa, pretendemos na prática, auxiliar educadores, pais e aprendentes a se comunicarem e se ajudarem para dinamizar a aprendizagem, colocando os sujeitos envolvidos na pesquisa-ação como autores responsáveis pelas ações desenvolvidas, apresentando dados e informações relevantes sobre o trabalho de intervenção psicopedagógica no contexto educacional. Inicialmente apresentando o mapeamento institucional, descrevendo e caracterizando o campo onde foram realizadas as ações interventivas, identificando o diagnóstico e as propostas que foram desenvolvidas na intervenção psicopedagógica. Após o mapeamento, discutimos a partir do referencial teórico, a contribuição da intervenção psicopedagógica para o processo educativo e para os sistemas que se inter-relacionam com o processo do aprender. Logo após a fundamentação teórica, foi descrito as atividades desenvolvidas na instituição escolar onde se realizou a intervenção psicopedagógica. Tratou-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, metodologicamente o trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa-ação, para concretizá-la, utilizamos os procedimentos de pesquisa bibliográfica, que favoreceram a fundamentação teórica, aplicamos para intervenção a observação direta intensiva do contexto institucional, como também, registros em um diário de bordo e a utilização de um protocolo de observação para coleta de dados. A fundamentação teórica deste trabalho está vinculada à Teoria Geral de Sistemas, a Psicopedagogia, o Psicopedagogo e a Intervenção Psicopedagógica. Para obtenção dos dados foram descritas as atividades interventivas com a equipe técnica-pedagógica, docentes, pais e discentes da turma do 4o ano da manhã que contribuíram nas ações desenvolvidas. Os dados revelaram que os participantes obtiveram crescimento pessoal e profissional, resgataram a autoestima, superaram suas dificuldades, aconteceu também, o reconhecimento dos valores e potenciais existentes em cada um, através das ações nas quais estavam inseridos dentro da instituição. O estudo revelou ainda que tais ações focadas na Teoria Geral dos Sistemas e no olhar psicopedagógico, promoveram interrelações com a família e com os aprendentes. A intervenção confirmou a existência de ações positivas na escola, por meio de projetos implantados no decorrer do período proposto, comprometidos com a aprendizagem e persistindo ativamente na participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Abstract: This monography describes the experience of a research-action process performed at a Public School located at Bairro dos Novais, João Pessoa, Paraíba, Brazil. It is about the general contribution of a systemic psicopedagogic intervention applied in the context of the educational process and the systems that interrelate with learning. The systemic view that structures arranged in this line of reasoning that supports the research and theory - practice psicopedagogic intervention, formulation shows that it is possible to promote an intervention that respects the reality of the research institution and at the same time promote changes that rescue humans in its integrity as a subject that interacts in various systems involved with learning. When we address the psicopedagogic intervention we are reporting on an evaluation process that takes place with support and assistance. For the assistance it is required a wider vision that takes into account the individual situation and the educational project of the institution. In this research, we intend to in practice, assist educators, parents and learners to communicate and help themselves to increase learning, placing the subjects involved as authors responsible for the actions carried out by presenting data and relevant information about the work of the psicopedagogic intervention in the educational context. Firstly showing institutional mapping, describing and characterising the field where the intervention took place, identifying the diagnosis and proposals which were developed for the intervention. After mapping, we discuss the theoretic reference for the educational process and for the systems that interrelate with the learning process. After the fundamentals of the theory we describe the activities carried out in the school where the intervention took place. This is a descriptive study of qualitative approach. Methodologically the study was developed through research-action utilising the bibliographic procedures that favour the theoretical foundation, then we applied for the intervention the intensive direct institutional context in addition to records from a diary and also use of an observation protocol for data collection. The theoretical grounds for this work is linked to the General System Theory, Psicopedagogy, the Psychopedagogists and Psicopedagogic Intervention. To obtain the data we have described the interventional activities with the technical-pedagogic team, the school, parents and students of the morning fourth grade class that contributed to the actions developed. The data revealed that the participants have obtained personal and academic growth, the rescue of self esteem, the overcoming of difficulties and recognition of the values and potential that exist in each one. The study also shows that such actions focused on The General System Theory and the Psicopedagogic input promoted interrelations with the family and with the learners. The intervention confirmed the existence of positive actions at school shown through projects implemented during the agreed period that were committed to learning and with active encouragement of parents participating in the school life of their children.
Keywords: Intervenção psicopedagógica
Assessoramento
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4411
Issue Date: 13-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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