Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4413
metadata.dc.type: TCC
Title: A relação entre a psicomotricidade e o processo de aprendizagem
metadata.dc.creator: Gibelli, Ingrid Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Andréia Dutra
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa realizada refere-se a um estudo que buscou compreender a concepção de professores da educação infantil sobre as contribuições da psicomotricidade para a aprendizagem. Sendo assim, este estudo tem como principal objetivo, investigar como a psicomotricidade se relaciona com o processo de aprendizagem da criança na escola. A educação é um processo contínuo e, quando se fala em educação infantil sabemos que esse processo deve ser realizado com paciência, carinho e atenção. É durante o processo de educação que podemos notar as dificuldades que são apresentadas pelas crianças. Os alunos devem estar envolvidos em brincadeiras, jogos, dinâmicas de acordo com sua faixa etária, isso facilitará o seu desenvolvimento. Para a melhoria das dificuldades de aprendizagem, a psicomotricidade deve ser trabalhada em todo o processo de ensino-aprendizagem, pois é através dela que as crianças terão mais conhecimentos do seu próprio corpo, auxiliará no relacionamento das crianças com o mundo e com ela mesma. A psicomotricidade aplicada na educação infantil contribui para que cada criança aprenda a expressar-se por meio de seu corpo, localizando-se no tempo e espaço
Abstract: The following research refers to the study that tried to understand the conception of elementary school professors, and they contributions to the psychomotor into the education. Therefore, this study has mandatory objective looking for how the psychomotor relates with the learn process of the kids in the elementary school. The education is a process continuous and when we talk about elementary school, we know that this process should be made with patience, affection, and attention. During the process of education that we can see the differences that are showed for the kids. The students should be enrolled in games, jokes, and dynamics following they appropriate age. These will help in the development. To improve these difficulties, the psychomotor should be in the process of to learn-know because whereby it the kids will have more knowledge about the proper body and will help the relationship of the kids with the world. The psychomotor applied in elementary school helps every single kid show himself whereby his proper body finding himself in time and space.
Keywords: Psicomotricidade
Educação infantil
Desenvolvimento psicomotor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4413
Issue Date: 7-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICG11092014.pdf615,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.