Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4425
Tipo: TCC
Título: Formação de professores para a inclusão de aluno com deficiência: contribuições psicopedagógicas
Autor(es): Santos, Lubiana de Souza dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: Este estudo objetiva analisar as representações dos professores acerca do próprio preparo didático pedagógico para o enfrentamento dos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência. A opção pela escolha dessa temática como objeto de estudo se deu em decorrência da minha participação em um projeto de extensão que promove oficinas pedagógicas de formação continuada de professores dentro da perspectiva da inclusão de alunos com deficiência. Portanto, investigamos a formação continuada de professores para a educação inclusiva, tendo como pano de fundo a Psicopedagogia como contributo a esse processo. A inclusão é um tema que tem sido amplamente debatido no Brasil na última década. Contudo, essas discussões nem sempre são realizadas pelas instituições escolares, mesmo tendo que lidar com a inserção de alunos com déficits de toda ordem, estáveis ou temporários, mais graves ou menos severos. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza por ser uma pesquisa documental, com analise de cunho qualitativo descritivo, pois preocupa-se com a compreensão, com a interpretação do fenômeno através da análise de fichas, onde os professores registraram a sua visão acerca da inclusão e do preparo para essa empreitada. Para entender as representações dos docentes, 20 fichas de inscrições foram analisadas, dos 45 professores da rede pública do município de Caaporã que participaram das oficinas. Esperamos com esse trabalho trazer contributos a área da Psicopedagogia, bem como a educação regular inclusiva e aos alunos com deficiência que depende dela para o seu desenvolvimento
Abstract: This study aims to analyze the representations of teachers' own pedagogical didactic preparation for facing the challenges of school inclusion of students with disabilities. The option to choose this subject as object of study occurred as a result of my participation in an extension project that promotes educational workshops for continuing teacher education from the perspective of inclusion of students with disabilities. Therefore, we investigated the continuing education of teachers for inclusive education, with the backdrop of psychoeducation as a contribution to this process. Inclusion is a topic that has been widely debated in Brazil in the last decade. However, these discussions are not always carried out by educational institutions, even having to deal with the inclusion of students with deficits of all kinds, stable or temporary, more severe or less severe. Methodological research characterized as documentary research with descriptive analysis of qualitative nature, as concerned with understanding, with the interpretation of the phenomenon through the analysis of records, where teachers reported about their vision of inclusion and preparation for this endeavor. To understand the representations of teachers analyzed 20 records of registrations, the 45 public school teachers in the municipality of Caaporã who participated in the workshops. We expect this work to bring contributions to the field of Educational Psychology, as well as regular and inclusive education to students with disabilities who depend on it for their development.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Psicopedagogia
Formação inicial e continuada
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4425
Data do documento: 11-Mar-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSS11092014.pdf653,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.