Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4427
metadata.dc.type: TCC
Title: Valores e responsabilidade dos pais na educação escolar de seus filhos numa perspectiva psicopedagógica
metadata.dc.creator: Silva, Maria da Guia Costa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: A questão central deste trabalho é demonstrar a importância dos valores e responsabilidade dos pais na educação escolar de seus filhos numa perspectiva psicopedagogica; destacando a importância do acompanhamento familiar na educação escolar de seus filhos ressaltando o quão fundamental é a relação família e escola. Para desenvolver este tema foi preciso entender qual é o papel que ambas desempenham na sociedade. Portanto este estudo buscou entender como se dá a relação da família e escola; destacando a aprendizagem relacionada à prática de valores, bem como o termo responsabilidade na percepção inicial da família. Quanto aos participantes envolvidos na pesquisa contamos com a presença de 11 pais ou cuidadores com idades que variaram de 29 a 51 anos, de discentes da primeira fase do ensino fundamental, estudantes de uma escola da rede pública, localizada em Santa Rita, município da grande João Pessoa. Os dados sociodemográficos demonstraram que em relação à participação na pesquisa predominou a figura materna com 72,7% do total. Quanto ao grau de escolaridade houve predominância do ensino fundamental incompleto, correspondendo a 36,4% e no tocante a formação profissional remete-se em do lar, ou seja, doméstica, contando com 36,4%. Por fim, os resultados voltados às ações que dizem respeito ao fator valores e responsabilidades em âmbito familiar e escolar demostraram como se faz essencial à presença da família na vida escolar.
Abstract: The central question of this work is demonstrate the importance of values and responsibility of parents in the education of their children in a psychoeducational perspective, highlighting the importance of family support in the education of their children stressing how fundamental is the relation between family and school. To develop this theme was necessary understand what is the role that both play in society. Therefore this study sought to understand how is the relationship between the family and school, highlighting the learning related to practice values as well as the term responsibility in the initial perception of the family. As the participants in the survey rely on the presence of 11 parents or caregivers with ages ranging 29-51 years old, students of the first phase of elementary school students in a public school, located in Santa Rita, the vast municipality João Pessoa. The sociodemographic data showed that in relation to participation in the research was predominant maternal figure, with 72.7 % of the total. As for schooling were predominantly incomplete elementary education, accounting for 36.4 % and concerning vocational training leads in the home, in other words, household , with 36.4 %. Finally, the results focused on actions that relate to the values and responsibilities factor in their family and school demonstrated how to make essential the family presence in school life.
Keywords: Psicopedagogia Institucional
Família
Escola
Aprendizagem
Institutional psychopedagogy
Learning
Family
School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4427
Issue Date: 12-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGCS11092014.pdf916,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.