Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4429
Tipo: | TCC |
Título: | Construção e validação de uma escala de satisfação com a vida escolar |
Autor(es): | Roberto, Jaciara de Lira |
Primeiro Orientador: | Fonsêca, Patrícia Nunes da |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo a construção e a validação de um instrumento para avaliar a satisfação com a vida escolar dos alunos. Partindo da hipótese inicial de que o nível de satisfação interfere no bem estar subjetivo e psicológico, assim como no engajamento escolar, desempenho acadêmico e ajustamento escolar de crianças e adolescentes, optou-se por desenvolver dois estudos. O Estudo 1 teve por finalidade realizar uma análise exploratória da Escala de Satisfação com a Vida Escolar (ESVE), buscando conhecer asevidências de validade e consistência interna. Participaram 208 estudantes da cidade de João Pessoa/PB, sendo 52,9% provenientes da escola pública e 47,1% de escolas particulares com média de idade de 13,7 (dp = 1,10). Destes estudantes, 51,9% eram do sexo feminino e 48,1% do sexo masculino, que cursavam o 8o (41,3%) e 9o anos (58,7%) do Ensino Fundamental. Os participantes responderam a Escala de Satisfação com a Vida Escolar (ESVE) composta por 14 itens distribuídos em dois fatores: (1) Contentamento com a Escola e (2) Estudo como fonte de realização e um questionário sociodemográfico. Realizou-se um teste t de Student e uma análise fatorial dos componentes principais. Os resultados indicaram que a Escala de Satisfação com a Vida Escolar (ESVE) possui parâmetros psicométricos satisfatórios, ficando com 13 itens, que explicam 43,87 da variância total. O Fator I (Contentamento com a Escola) ficou composto por oito itens (α = 0,77) e o Fator II (Estudo como fonte de realização) com cinco itens (α = 0,73). O Estudo 2 pretendia confirmar a estrutura fatorial da escala e verificar a validade convergente e confiabilidade composta. Participaram 232 estudantes, com idade média de 14,8 (dp = 0,98), sendo 54,7% do sexo feminino e 45,3% do sexo masculino. Destes, 51,3% são alunos provenientes de escolas públicas e 48,7% de escolas particulares. Os participantes responderam os mesmos instrumentos do estudo anterior. Foi realizado uma análise fatorial confirmatória no programa estatístico PAWS. Os resultados comprovaram o modelo bifatorial (X2/g.l. = 1,927, GFI = 0,92, AGFI = 0,89, CFI = 0,87, RMSEA = 0,063 (IC90% = 0,046-0,080) e Pclose = 0,094). Conclui-se que esta medida pode ser empregada adequadamente em pesquisas no contexto escolar. |
Abstract: | This study aimed to develop and validate an instrument to evaluate the satisfaction with the school life of students. Starting from the initial hypothesis that the level of satisfaction interferes at the well-being subjective and psychologic, also in the school engagement, academic performance, and school adjustment of childrens, and adolescents, it was opted develop two studies. The Study I, had for finality realize one exploratory analysis of the Scale of Satisfaction with School Life (ESVE), seeking to know the evidences to validity and internal consistency. Participated 208 students of city João Pessoa / PB, with 52.9% coming from public schools and 47.1% of private schools, with mean age of 13.66 (SD = 1.10). From these students, 51.9% were female, and 48.1% were male, who attended 8th grade (41.3%), and 9th grade (58.7%) of elementary school. The participants answer the Scale of Satisfaction with School Life (ESVE), composed by 14 items distributed on two factors: (1) Contentment with the School, and (2) The study as a source of realization, and a socio demographic questionnaire. Was perfomed a Student's t test and an analysis of the principal components. The results indicated that the Scale of Satisfaction with School Life (ESVE ) has satisfactory psychometric parameters , leaving 13 items , explaining 43.87 of the total variance. Factor I (Contentment with the School ) was composed of eight items ( α = 0.77) and Factor II (The study as a source of realization) with five items ( α = 0.73 ). The Study 2 intended to confirm the factor structure of the scale and verify convergent reliability and composite validity. 232 students participated, with a mean age of 14.8 (SD = 0.98), 54.7% female and 45.3% male. Of these, 51.3% are students from public schools and 48.7% in private schools. Participants answered the same instruments of the previous study. A confirmatory factor analysis in PAWS statistical program was conducted. The results confirmed the two-factor model (X 2 / df = 1.927, GFI = 0.92, AGFI = 0.89, CFI = 0.87, RMSEA = 0.063 (90% CI = 0.046 to 0.080) and Pclose = 0.094). It is concluded that this measure can be adequately used in research in the school context. |
Palavras-chave: | Bem estar subjetivo Vida escolar Construção de escala |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4429 |
Data do documento: | 13-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JLR11092014.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.