Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4430
metadata.dc.type: TCC
Title: Adaptação curricular para a inclusão do aluno com deficiência: contribuições da Psicopedagogia
metadata.dc.creator: Costa, Djailma Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar como está se dando a adaptação curricular para a inclusão do aluno com deficiência, a partir das contribuições da psicopedagogia. A escolha por trabalhar está temática, se deve pela necessidade que o pesquisador sentiu-se em perceber, nos dias atuais a enorme preocupação que rodeia o mundo da inclusão no âmbito escolar, em especial a inquietação de muitos profissionais da educação frente à adaptação curricular para a inclusão do aluno com deficiência na escola comum. A inclusão escolar de alunos com deficiência na classe regular implica o desenvolvimento de ações adaptativas, propendendo à flexibilidade do currículo, para que ele possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula, e atender as necessidades individuais de todos os alunos. Metodologicamente a pesquisa caracterizou-se em um delineamento do tipo levantamento, sendo de cunho qualitativo, com caráter descritivo e exploratório. Contou-se com a participação de 10 pessoas, com idade variando entre 27 e 50 anos. Trabalhamos especificamente com professores, psicopedagogo e supervisores da rede pública de ensino, da cidade de João Pessoa, todos do sexo feminino. Foi utilizada como instrumento a técnica de interrogação, mas especificamente o questionário. Espera-se com este trabalho trazer contribuições à área da Psicopedagogia e as áreas afins, bem como a educação inclusiva e aos alunos com deficiência que depende dela para o seu desenvolvimento.
Abstract: The present study aims to investigate how you're giving curricular adaptation for the inclusion of students with disabilities, from the contributions of educational psychology. The choice of theme is working, should the need that the researcher felt to realize nowadays a major concern around the world of inclusion in schools, particularly the restlessness of many education professionals across the curriculum adaptation to the inclusion of students with disabilities in regular schools. The school inclusion of students with disabilities in regular classrooms involves the development of adaptive actions, propendendo the flexibility of the curriculum, so that it can be developed effectively in the classroom, and meet the individual needs of all students. Methodologically the research was characterized in a complete survey of the kind, being a qualitative study with descriptive and exploratory. Was counted with the participation of 10 people, aged between 27 and 50 years. We work specifically with teachers, educational psychologist and supervisor of public schools, the city of João Pessoa, all female. The interrogation technique, but specifically the questionnaire was used as instrument. It is hoped that this work bring contributions to the field of Psychology and related fields, as well as inclusive education and students with disabilities who depend on it for their development.
Keywords: Inclusão escolar
Currículo
Educação inclusiva
Psicopedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4430
Issue Date: 18-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSC11092014.pdf956,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.