Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4432
metadata.dc.type: TCC
Title: Intervenção psicopedagógica na leitura: um estudo com deficiente intelectual e desenvolvimento
metadata.dc.creator: Oliveira, Camila Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Geovani Soares de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata da Intervenção Psicopedagógica na Leitura: Um relato com deficiente intelectual e Desenvolvimento decorrente do Estágio Supervisionado III e IV. Nele enfoca-se a concepção, processo e desenvolvimento de leitura, abordando o desenvolvimento e aprendizagem na ótica de Piaget, Vygotsky e Montessori. Caracterizar, conceituar, classificar e diagnosticar a Deficiência Intelectual, em vista para contribuir com o processo da análise psicopedagógica na leitura da paciente escolhida para o estudo. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva cuja coleta de dados tomou como referência os prontuários clínicos, a entrevista informal, a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – EOCA, Provas Operatórias de Piaget, Técnicas Projetivas e Check List. A aquisição da leitura proporciona aos sujeitos aprendentes condições de participar de atividades que envolvem a humanidade, como: participar da cultura, comparar suas ideias com as dos outros, possuir uma ação criativa, reflexiva e crítica, o qual contribui para todo esse processo. Os métodos aplicados devidamente conseguem com eficácia delimitar o grau dessa deficiência, identificando, de acordo com as regras destes métodos, que a falta de estímulos externos e internos podem ser definitivos e decisivos para o aprendente, pois, tais estímulos devem ocorrer com naturalidade para que haja interação para o desenvolvimento do mesmo e que as instituições e os familiares são de suma importância por serem aqueles que acolhem o sujeito. A realidade através da utilização de métodos e técnicas é importante para a compreensão mais detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico, exigindo do pensador uma reflexão rigorosa, pessoal e criativa.
Abstract: This research deals with Psychopedagogical Reading Intervention: A study of intellectual disabled and Development (died) due to the supervised III and IV. In it focuses on the conception, development and process of reading. Addressing the development and learning of the optical Piaget, Vygotsky and Montessori. Features, defines, classifies and diagnoses the Intellectual Disability to contribute to the process of reading psychopedagogic analysis of patients chosen for the study. For that, we proceeded to a search of exploratory and descriptive data collection which took as reference the clinical records, informal interview, Interview Work Centered Learning - EOCA, operational tests of Piaget, Projective Techniques and Check List. The acquisition of reading gives learners subjects able to participate in activities involving mankind as part of culture, compare your ideas with those of others, have a creative, reflective and critical contribution to this process action. The methods applied properly can effectively delineate the extent of the deficiency identified in accordance with the rules of these methods that the lack of external and internal stimuli can be definitive and decisive for the learner. For such stimuli should occur naturally so there is interaction for its development and that institutions and family are extremely important because they are those who accept the subject. The reality through the use of methods and techniques is important for more detailed understanding of the object of study in its historical context, requiring a rigorous thinker, creative and personal reflection.
Keywords: Deficiência Intelectual
Desenvolvimento infantil
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4432
Issue Date: 25-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFO11092014.pdf9,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.