Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4439
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino de funções através de questões: possibilidades transversais
metadata.dc.creator: Gomes, Gilson Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de Curso, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza-se de uma revisão bibliográfica, para tratar do assunto de Função. Seu conteúdo traz um memorial que fala sobre o perfil do autor, a contribuição de uma experiência de estagio sobre métodos de utilização de materiais no ensino de Função quadrática, faz uma abordagem histórica sobre o conceito de Função e uma suposta origem da parábola, além da contribuição dos Parâmetros curriculares para o ensino de Função e uma gama de questões que tratam de vários temas como: esportes, saúde, educação no transito, consumismo, entre outros. Nossa pesquisa tem o objetivo geral proporcionar uma gama de abordagens discursiva, debates ou condutas possíveis de serem desenvolvidas pelo professor enquanto o mesmo for lecionar o conteúdo de Funções. Para atingirmos esse objetivo foi necessário relatar nossa experiência de Estágio Supervisionado IV abordando Função no Ensino Médio, apresentar dados históricos e sínteses de pesquisas que abordam o conteúdo de Funções, sugerir questões para ensino de Funções, sugerir diálogos entre o professor e a turma referentes à conduta de vida que deve haver além dos muros da sala de aula. Com este trabalho buscamos dar uma significação mais abrangente no ensino de Função com métodos e propostas que tratam não só do conteúdo, mas também da contribuição da Matemática na vida do estudante na formação da cidadania.
Abstract: This search, it is a qualitative research that makes use of a review literature, to address the issue of function. Its content gives a memorial speech on the profile of the author, the contribution of an internship experience on methods of using materials in teaching quadratic function, is an historical approach on the concept of function and a supposed origin of the parabola, and the contribution of curricular parameters for the teaching function and a range of issues dealing with various topics like sports, health, education in traffic and others. Our research aims to provide a general range of discursive approaches, discussions or conduct likely to be developed by the same teacher as for the content of teaching duties. To achieve this goal it was necessary to report our experience in a curse “Estágio Supervisionado IV” addressing function in High School to present historical data and research syntheses that address the content of functions, suggest questions for teaching functions, suggesting dialogue between the teacher and the class relating to the conduct there must be life beyond the walls of the classroom. With this work we give a broader meaning in teaching methods and function with proposals which address not only the content but also the contribution of mathematics in student life in the formation of citizenship.
Keywords: Matemática
Ensino de função
Cidadania
Mathematics
Teaching Function
Citizenship
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4439
Issue Date: 2-May-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFG01102012.pdf611,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons